29 set 2006 - 1h05

Hora de apoiar o Furacão

Os jogos entre Atlético e São Paulo sempre foram emocionantes e cercados de expectativa. Quem não se lembra da vitória por 4 a 2 na Seletiva da Libertadores, em 99? Ou então no 2 a 1 das quartas-de-final do Brasileirão 2001? Os mais antigos certamente hão de se lembrar do histórico triunfo por 1 a 0 em pleno Morumbi pelo Brasileirão. Mas a história entre os dois times mudou de maneira definitiva no último ano. Em julho de 2005, Atlético e São Paulo protagonizaram a primeira final brasileira da Copa Libertadores da América. A pressão nos bastidores tirou o primeiro jogo da Kyocera Arena, criando o primeiro passo para estabelecer uma nova rivalidade em nosso futebol.

Dias depois, os times voltaram a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro. Desta vez, o Furacão confirmou sua força e venceu na Arena, mas o jogo foi cercado de hostilidades e terminou com uma grave contusão do meia Fabrício, que acabou afastado do restante da competição. Fora de campo, Atlético e São Paulo têm disputado espaço na condição de vanguarda do futebol brasileiro. Os dois clubes investiram bastante em infraestrutura e certamente estarão disputando os principais postos daqui para frente, o que só tende a ampliar a disputa.

Neste sábado, Atlético e São Paulo voltam a se encontrar. O palco será a Kyocera Arena, onde o São Paulo não gosta de jogar. Também pudera: já sofreu seis derrotas para o Atlético, o que o torna o segundo time mais derrotado na história da Arena. Apenas o Paraná Clube foi derrotado mais vezes no estádio (foram sete revezes). Em termos históricos, o duelo é equilibrado. São Paulo e Atlético já fizeram 29 partidas por competições oficiais (Brasileiro, Libertadores e Seletiva). Foram 10 vitórias do Atlético, 11 do São Paulo e oito empates.

A disputa deste sábado terá ainda mais importância pelo fato de o São Paulo estar ocupando a primeira colocação do Campeonato Brasileiro. Como é um jogo atrasado ainda do primeiro turno, o Atlético conta com essa vitória para subir na classificação e passar a sonhar com objetivos mais importantes. Se vencer, o Furacão poderá saltar para a sétima colocação, com 37 pontos.

Retribuição

Depois de vencer o River Plate no Monumental de Nuñez na quarta-feira, o Atlético vive seu melhor momento nesta temporada. Depois de um início incerto e de eliminações dolorosas na Copa do Brasil e no Campeonato Paranaense, o Rubro-Negro resgatou o orgulho da torcida com uma grande apresentanção em Buenos Aires e com um histórico triunfo sobre uma das equipes mais tradicionais do continente sul-americano. Apesar de não ter feito uma partida impecável, os jogadores demonstraram muita garra, superaram todas as dificuldades e souberam se impor. Foi o melhor resultado de um time brasileiro nos jogos de ida das oitavas-de-final.

Por isso, o jogo deste sábado contra o São Paulo será uma excelente oportunidade para a torcida atleticana retribuir aos guerreiros rubro-negros a garra e a força de vontade demonstrados no jogo da última quarta. Novamente, será necessário muito empenho, pois o time enfrenta uma maratona de jogos e teve pouco tempo para treinar para este importante jogo contra o líder do campeonato.

Mas quem conhece a nação atleticana tem a certeza de que o grito de incentivo dos torcedores será um combustível capaz de dar forças aos jogadores e incentivá-los para a conquista de mais um importante resultado. Força, Furacão!

Campeonato Brasileiro – (30/09/06) – Atlético x São Paulo
L: Kyocera Arena; H: 16h00; A: Clever Assunção Gonçalves (MG); T: Premiere Esportes e Banda B (AM 550).

ATLÉTICO: Cléber; Jancarlos (William ou Evanílson), Danilo, João Leonardo e Michel; Erandir, Marcelo Silva, Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Denis Marques. T: Vadão.

SÃO PAULO: Bosco; Ilsinho, Fabão, Miranda e Júnior; Mineiro, Josué, Souza e Danilo; Leandro e Edgar (Aloísio). T: Muricy Ramalho.



Últimas Notícias