29 out 2006 - 11h29

Com o emocional em dia

“Furacão chegou, jogou e venceu!”. A famosa música que embala a torcida atleticana nos jogos do time está virando uma feliz rotina nas últimas semanas. Vitória contra o River no Monumental de Nuñez, recuperação no Campeonato Brasileiro, vitória sobre o Nacional em Montevidéu e goleada no jogo em Curitiba, além da virada heróica contra o Fortaleza e a goleada no clássico contra o Paraná. Mais do que vencer, o time tem convencido. Uma realidade que não era muito comum nos últimos meses, com o Atlético brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

A melhora do desempenho do time dentro de campo, coincidentemente, aconteceu depois da contratação do terapeuta emocional Evandro Motta. A matemática mostra a diferença: desde que começou o Brasileiro, em 16 de abril, até o jogo contra o Internacional, no dia 10 de setembro, o Atlético tinha um aproveitamento de 43,47%, computando os jogos pelo Brasileiro e a partida contra o Paraná Clube, no Pinheirão, na primeira fase da Copa Sul-Americana (foram 23 jogos, com 9 vitórias, 3 empates e 11 derrotas). Depois da partida contra o Inter, Evandro Motta chegou no clube e as estatísticas mudaram consideravelmente: são 14 jogos, com 8 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, com aproveitamento de 69,04%.

Segundo Motta, ao invés de focar na motivação dos jogadores, ele vem trabalhando a parte de conscientização. “Trabalho muito mais a parte da conscientização do que a motivação. A conscientização de aproveitar as oportunidades que estão surgindo neste final de ano e fazer história, não só dentro do clube, mas também no futebol brasileiro”, afirmou, em entrevista exclusiva à Furacao.com.

Esse trabalho, explica, não diferencia as duas competições que o clube disputa neste final de temporada – o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. “A gente mostra para eles que quanto melhor eles entrarem em campo, seja no Brasileiro ou na Sul-Americana, mais condições psicológicas vão ter para o jogo seguinte. Cada jogo vai acrescentando uma confiança maior para eles”, disse.

Além do Atlético, Evandro Motta também cuida da parte motivacional do Internacional e do Paulista. Em seu currículo, ele tem participação na seleção brasileira em 1994 e 1998, além de auxiliar treinadores badalados, como Luiz Felipe Scolari e Levir Culpi e Carlos Alberto Parreira.

Reconhecimento

A melhora significativa do time após a chegada de Evandro Motta já recebeu o reconhecimento público do técnico Oswaldo Alvarez. “Os jogadores entenderam quando pegamos o grupo sem planejamento técnico e conseguimos organizar com a ajuda do Evandro (Motta, psicólogo e motivador de grupos). A diretoria também tem nos apoiado e todos estão de parabéns”, disse Vadão após a vitória de virada por 4 a 3 sobre o Fortaleza, na semana passada.

Na última quarta-feira, quando o Atlético goleou o Nacional por 4 a 1, nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, Vadão novamente destacou a importância do trabalho motivacional que vem sendo desenvolvido na equipe. “Nós aumentamos a auto-estima dos jogadores. Demos confiança e fizemos algumas mudanças, mas mantivemos uma equipe base. Mesmo com algumas críticas mantivemos alguns jogadores que estavam oscilando. Tivemos a confiança necessária e a equipe foi crescendo", afirmou Vadão, referindo-se ao trabalho de Evandro Motta no time.

Confira o retrospecto do Atlético após a chegada de Evandro Motta:

13.09 – Atlético 1 x 0 Paraná – Sul-Americana
16.09 – Atlético 2 x 1 Santa Cruz – Brasileiro
20.09 – Goiás 2 x 2 Atlético – Brasileiro
23.09 – Atlético 3 x 1 São Caetano – Brasileiro
27.09 – River Plate 0 x 1 Atlético – Sul-Americana
30.09 – Atlético 0 x 0 São Paulo – Brasileiro
04.10 – Juventude 3 x 2 Atlético – Brasileiro
08.10 – Atlético 1 x 1 Cruzeiro – Brasileiro
12.10 – Atlético 2 x 2 River Plate – Sul-Americana
15.10 – Palmeiras 2 x 2 Atlético – Brasileiro
19.10 – Nacional 1 x 2 Atlético – Sul-Americana
22.10 – Fortaleza 3 x 4 Atlético – Brasileiro
25.10 – Atlético 4 x 1 Nacional – Sul-Americana
28.10 – Atlético 4 x 0 Paraná – Brasileiro



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…