12 nov 2006 - 20h12

Atlético cai diante do Grêmio

KYOCERA ARENA – O Atlético perdeu para o Grêmio por 3 a 2 em partida disputada na noite deste domingo pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2006. Foi a segunda derrota consecutiva do Rubro-Negro em casa. Com isso, o time permanece na 13ª colocação, com 46 pontos, cada vez mais distante do grupo de cima da classificação. O Atlético jogou com um time reserva, formado por apenas um titular (o goleiro Cléber) e por jogadores que não estavam sendo usados nas últimas partidas, como Dagoberto, Ivan e Gustavo.

Vadão escalou o time com três atacantes e apenas um volante. Em teoria, uma formação muito ofensiva. Contudo, há sempre o risco de sofrer pressão do adversário. Foi o que aconteceu com o Atlético. Logo aos 4 minutos, Rômulo driblou Gustavo e chutou forte de fora da área, abrindo o marcador para os gaúchos. Cinco minutos depois, foi a vez de Tcheco arriscar de fora da área. Aos 15, Hugo apareceu livre na cara do gol e só não fez porque Cléber praticou uma grande defesa. O goleiro salvou o Furacão de novo aos 18 minutos. O Atlético levava sufoco e parecia perdido.

A situação melhorou na metade do primeiro tempo, quando Válber passou a jogar na esquerda e William na direita e o time se tornou mais compacto. Recuperado do susto do gol nos primeiros minutos, os atleticanos passaram a arriscar mais. Aos 29 minutos, Dagoberto cobrou uma falta de muito longe e Marcelo Silva se antecipou ao goleiro Galatto, desviando a bola de cabeça para o fundo da rede. Animado, o Furacão quase virou ainda no primeiro tempo. Aos 35, Ivan e Dagoberto tabelaram na ponta-esquerda e Paulo Rink por pouco não completou o cruzamento para o gol. Aos 41, Válber deu um lindo lançamento nas costas da zaga gremista e Marcelo Silva surgiu livre na frente da Galatto. Mas o volante não teve calma para dominar e preferiu cabecear direto para o gol, perdendo uma boa chance.

Jogada área fatal

Percebendo a fragilidade do meio-campo atleticano, Vadão fez uma alteração no intervalo: sacou o meia Válber e colocou o volante Chico, que fez sua estréia em jogos profissionais pelo time principal do Atlético. Mais disposto, o Atlético dava a impressão de que viraria o jogo a qualquer momento. Logo no primeiro minuto da etapa final, William fez linda jogada individual e bateu por cobertura. Galatto fez linda defesa.

O Grêmio não ameaçava mais como no início do jogo, mas acabou achando o segundo gol. Cléber saiu mal do gol em uma cobrança de escanteio e a bola sobrou para Hugo, no lado esquerdo do campo. O meia gremista fez um lindo cruzamento para a área, o zagueiro Gustavo não saltou e Maidana cabeceou para o fundo da rede atleticana.

Aos 23, o meia Evandro entrou em lugar de Paulo Rink. Logo depois, Vadão mandou Herrera substituir Dagoberto. Quando o camisa 18 já aguardava na beira do gramado, Dagobero fez boa jogada individual, driblando dois jogadores, chutando da intermediária e conseguindo um escanteio. O lance fez com que Vadão segurasse a substituição. Logo após a cobrança de escanteio, Lucas colocou a mão na bola e cometeu pênalti. Dagoberto cobrou no canto esquerdo de Galatto e empatou a partida. Foi a última jogada dele, que daí sim deixou o campo para a entrada de Herrera.

Mais uma vez, o jogo tinha ficado bom para o Atlético. Mais uma vez, o Grêmio achou um gol. E mais uma vez em uma jogada de cruzamento na área. Parecia replay do segundo gol gremista. Alessandro cruzou da esquerda e Ramon subiu livre de cabeça para fazer o terceiro. Cléber ficou plantado na risca do gol. Eram 37 minutos do segundo tempo e o Atlético tinha poucos minutos para se livrar de mais uma derrota em casa.

Aos 43 minutos, o lateral-esquerda Ivan arriscou um chute de fora da área. O goleiro Galatto rebateu nos pés de Pedro Oldoni e depois derrubou o atacante atleticano para evitar o empate. Mas o árbitro Álvaro Azeredo Quelhas balançou a mão e fez sinal de que não havia sido pênalti. Depois, o Atlético não teve mais forças para buscar o empate e o Grêmio terminou o jogo trocando passes, esperando o tempo passar.

%ficha=527%

Melhores momentos da partida

Primeiro tempo
04 min – Gol do Grêmio. Rômulo dribla Gustavo e solta a bomba de fora da área e abre o marcador.
09 min – Tcheco chuta colocado de fora da área, Cléber faz fácil defesa.
15 min – Lucas puxa rápido contra-ataque e Hugo surge na cara de Cléber, mas goleiro espalma e evita o gol.
18 min – Cléber faz grande defesa e salva o Atlético novamente.
29 min – Gol do Atlético. Dagoberto cobra falta na área e Marcelo Silva desvia de cabeça.
35 min – Ivan e Dagoberto fazem boa jogada e Paulo Rink quase marca.
41 min – Válber dá um lindo lançamento e Marcelo Silva cabeceia para fora, perdendo grande chance.
45 min – Fim do primeiro tempo.

Segundo tempo
30 seg – Grande jogada de William, que toca por cobertura e quase encobre Galatto.
06 min – Gol do Grêmio. Hugo cruza da esquerda e Maidana completa de cabeça para o gol.
19 min – Atlético quase empata em uma jogada confusa. Último chute foi de Paulo Rink.
25 min – Marcelo Silva dá boa cabeçada em escanteio, mas manda para fora.
26 min – Dagoberto dá duas canetas e chuta de muito longe; Galatto espalma para escanteio.
28 min – Pênalti para o Atlético. Após cruzamento na área, assistente alerta o árbitro que a bola desviou na mão do zagueiro gremista.
29 min – Gol do Atlético. Dagoberto cobra rasteiro no canto esquerdo de Galatto, que pula para o outro lado.
35 min – William cabeceia perto do gol.
37 min – Gol do Grêmio. Alessandro cruza da esquerda e Ramon cabeceia para o fundo do gol.
43 min – Ivan chuta de longe, Galatto rebate. Pedro Oldoni pega o rebote e é derrubado pelo goleiro, mas árbitro não marca o pênalti.
49 min – Fim do jogo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…