12 nov 2006 - 20h12

Atlético cai diante do Grêmio

KYOCERA ARENA – O Atlético perdeu para o Grêmio por 3 a 2 em partida disputada na noite deste domingo pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2006. Foi a segunda derrota consecutiva do Rubro-Negro em casa. Com isso, o time permanece na 13ª colocação, com 46 pontos, cada vez mais distante do grupo de cima da classificação. O Atlético jogou com um time reserva, formado por apenas um titular (o goleiro Cléber) e por jogadores que não estavam sendo usados nas últimas partidas, como Dagoberto, Ivan e Gustavo.

Vadão escalou o time com três atacantes e apenas um volante. Em teoria, uma formação muito ofensiva. Contudo, há sempre o risco de sofrer pressão do adversário. Foi o que aconteceu com o Atlético. Logo aos 4 minutos, Rômulo driblou Gustavo e chutou forte de fora da área, abrindo o marcador para os gaúchos. Cinco minutos depois, foi a vez de Tcheco arriscar de fora da área. Aos 15, Hugo apareceu livre na cara do gol e só não fez porque Cléber praticou uma grande defesa. O goleiro salvou o Furacão de novo aos 18 minutos. O Atlético levava sufoco e parecia perdido.

A situação melhorou na metade do primeiro tempo, quando Válber passou a jogar na esquerda e William na direita e o time se tornou mais compacto. Recuperado do susto do gol nos primeiros minutos, os atleticanos passaram a arriscar mais. Aos 29 minutos, Dagoberto cobrou uma falta de muito longe e Marcelo Silva se antecipou ao goleiro Galatto, desviando a bola de cabeça para o fundo da rede. Animado, o Furacão quase virou ainda no primeiro tempo. Aos 35, Ivan e Dagoberto tabelaram na ponta-esquerda e Paulo Rink por pouco não completou o cruzamento para o gol. Aos 41, Válber deu um lindo lançamento nas costas da zaga gremista e Marcelo Silva surgiu livre na frente da Galatto. Mas o volante não teve calma para dominar e preferiu cabecear direto para o gol, perdendo uma boa chance.

Jogada área fatal

Percebendo a fragilidade do meio-campo atleticano, Vadão fez uma alteração no intervalo: sacou o meia Válber e colocou o volante Chico, que fez sua estréia em jogos profissionais pelo time principal do Atlético. Mais disposto, o Atlético dava a impressão de que viraria o jogo a qualquer momento. Logo no primeiro minuto da etapa final, William fez linda jogada individual e bateu por cobertura. Galatto fez linda defesa.

O Grêmio não ameaçava mais como no início do jogo, mas acabou achando o segundo gol. Cléber saiu mal do gol em uma cobrança de escanteio e a bola sobrou para Hugo, no lado esquerdo do campo. O meia gremista fez um lindo cruzamento para a área, o zagueiro Gustavo não saltou e Maidana cabeceou para o fundo da rede atleticana.

Aos 23, o meia Evandro entrou em lugar de Paulo Rink. Logo depois, Vadão mandou Herrera substituir Dagoberto. Quando o camisa 18 já aguardava na beira do gramado, Dagobero fez boa jogada individual, driblando dois jogadores, chutando da intermediária e conseguindo um escanteio. O lance fez com que Vadão segurasse a substituição. Logo após a cobrança de escanteio, Lucas colocou a mão na bola e cometeu pênalti. Dagoberto cobrou no canto esquerdo de Galatto e empatou a partida. Foi a última jogada dele, que daí sim deixou o campo para a entrada de Herrera.

Mais uma vez, o jogo tinha ficado bom para o Atlético. Mais uma vez, o Grêmio achou um gol. E mais uma vez em uma jogada de cruzamento na área. Parecia replay do segundo gol gremista. Alessandro cruzou da esquerda e Ramon subiu livre de cabeça para fazer o terceiro. Cléber ficou plantado na risca do gol. Eram 37 minutos do segundo tempo e o Atlético tinha poucos minutos para se livrar de mais uma derrota em casa.

Aos 43 minutos, o lateral-esquerda Ivan arriscou um chute de fora da área. O goleiro Galatto rebateu nos pés de Pedro Oldoni e depois derrubou o atacante atleticano para evitar o empate. Mas o árbitro Álvaro Azeredo Quelhas balançou a mão e fez sinal de que não havia sido pênalti. Depois, o Atlético não teve mais forças para buscar o empate e o Grêmio terminou o jogo trocando passes, esperando o tempo passar.

%ficha=527%

Melhores momentos da partida

Primeiro tempo
04 min – Gol do Grêmio. Rômulo dribla Gustavo e solta a bomba de fora da área e abre o marcador.
09 min – Tcheco chuta colocado de fora da área, Cléber faz fácil defesa.
15 min – Lucas puxa rápido contra-ataque e Hugo surge na cara de Cléber, mas goleiro espalma e evita o gol.
18 min – Cléber faz grande defesa e salva o Atlético novamente.
29 min – Gol do Atlético. Dagoberto cobra falta na área e Marcelo Silva desvia de cabeça.
35 min – Ivan e Dagoberto fazem boa jogada e Paulo Rink quase marca.
41 min – Válber dá um lindo lançamento e Marcelo Silva cabeceia para fora, perdendo grande chance.
45 min – Fim do primeiro tempo.

Segundo tempo
30 seg – Grande jogada de William, que toca por cobertura e quase encobre Galatto.
06 min – Gol do Grêmio. Hugo cruza da esquerda e Maidana completa de cabeça para o gol.
19 min – Atlético quase empata em uma jogada confusa. Último chute foi de Paulo Rink.
25 min – Marcelo Silva dá boa cabeçada em escanteio, mas manda para fora.
26 min – Dagoberto dá duas canetas e chuta de muito longe; Galatto espalma para escanteio.
28 min – Pênalti para o Atlético. Após cruzamento na área, assistente alerta o árbitro que a bola desviou na mão do zagueiro gremista.
29 min – Gol do Atlético. Dagoberto cobra rasteiro no canto esquerdo de Galatto, que pula para o outro lado.
35 min – William cabeceia perto do gol.
37 min – Gol do Grêmio. Alessandro cruza da esquerda e Ramon cabeceia para o fundo do gol.
43 min – Ivan chuta de longe, Galatto rebate. Pedro Oldoni pega o rebote e é derrubado pelo goleiro, mas árbitro não marca o pênalti.
49 min – Fim do jogo.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…