21 nov 2006 - 0h20

Chegou a hora da virada, Furacão

Força máxima para trazer na bagagem a classificação para a final da Copa Sul-Americana. Com a recuperação do zagueiro João Leonardo, o técnico Oswaldo Alvarez contará com todos os seus titulares para a partida diante do Pachuca, nesta quarta-feira, à meia noite, pelas semifinais do torneio continental. Para a cidade de Pachuca o treinador atleticano levou 21 jogadores que terão a missão de reverter o resultado adverso obtido na Kyocera Arena, no dia 15. Com a derrota por 1 a 0, em seu reduto, o Furacão precisa agora ganhar por dois gols de diferença para conseguir um lugar na disputa pelo primeiro título internacional do Clube Atlético Paranaense. Uma vitória simples leva a disputa para os pênaltis, já se vencer os seguintes marcadores classificam a equipe atleticana: 2 a 0, 2 a 1, 3 a 2, 4 a 3 e assim por diante.

Apesar de ter que correr contra o prejuízo, e ainda superar os 2426 metros de altitude, o rubro-negro tem a seu favor dois fatos importantes. O primeiro é que em todas as três competições internacionais que disputou o Atlético nunca foi eliminado em partidas mata-mata por um time estrangeiro. Três participações na Copa Libertadores da América, em 2000, 2002 e 2005 deixaram o clube experiente neste tipo de forma de disputa. O segundo é que times mexicanos trazem boas lembranças aos atleticanos. No ano passado, na semifinal da Libertadores da América, o Furacão eliminou o Chivas Guadalajara e pela primeira vez disputou a final de um torneio sul-americano.

Antes de embarcar para o México, o Atlético fez uma parada em São Paulo para enfrentar num Morumbi lotado o tricolor paulista. O técnico Vadão optou por escalar o time titular, com exceção de Jancarlos e João Leonardo, para dar à equipe ritmo, motivação e principalmente para se acostumar com o clima de decisão, já que o São Paulo jogava pelo título. No Hidalgo, local da partida, o rubro-negro encontrará a mesma mística: estádio lotado, torcida contra e o time adversário apenas administrando o resultado. Então, mais uma vez chegou a hora da virada da raça, da união e da motivação. Afinal o Atlético é o Brasil na Sul-Americana, podendo ser a primeira equipe brasileira a chegar a final do torneio.

Força total para sonhar em disputar a final
Cléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Michel; Erandir, Alan Bahia, Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Denis Marques. Esse deverá ser o time que entrará em campo, nesta quinta-feira, para enfrentar o Pachuca com a missão de trazer a Curitiba a classificação para a final da Copa Sul-Americana. A formação é a considerada titular pelo comandante atleticano, a única dúvida era se o zagueiro João Leonardo se recuperaria de uma entorse no tornozelo direito para jogar contra os mexicanos.

Dúvida prontamente respondida pelo próprio jogador, que admite ainda sentir dores, mas já está liberado pelo departamento médico do clube. "Fiz o teste e já estou bem melhor. Senti uma dor bem leve, o que é normal, mas nada que me atrapalhe", afirmou. Assim João Leonardo e Danilo devem voltar a formar a dupla de zagueiros do time atleticano e serão os responsáveis por defender a área rubro-negra. Se João não tiver condições de jogo, César substituirá o jogador. Na meta atleticana, Cléber terá que desempenhar mais uma vez o papel de muralha atleticana, e fechar o gol.

Nas laterais, Jancarlos volta à direita após ter sido poupado da partida de domingo por ser o único lateral-direita de ofício inscrito na competição continental. Dos pés dele podem sair gols em cobranças de bola parada, como aconteceu diante do River Plate, pelas oitavas-de-final. Na esquerda, Michel deverá ajudar a conter os velozes jogadores mexicanos e auxiliar no ataque.

A dupla de volantes poderá ser composta por Alan Bahia e Erandir. Estes dois jogadores terão de ter atenção redobrada na marcação e na pressão da saída de bola mexicana. Um pouco mais a frente, os dois homens de ataque e criação, Ferreira e Cristian, terão que tirar da cartola, ou dos pés, novamente jogadas brilhantes que tanto desconcertaram os outros adversários.

A dupla de ataque deverá ser formada por Denis Marques e Marcos Aurélio. O entrosamento entre os dois já rendeu 27 gols nesta temporada, e seis nesta Sul-Americana. O baixinho ainda é o artilheiro da equipe em 2006, com quatorze tentos assinalados, no Brasileiro com dez e no torneio sul-americano com quatro. Marcos ainda tem sido protagonista de gols decisivos, nesta Copa Sul-Americana o atacante deixou sua marca em todos os confrontos, Paraná, River Plate e Nacional já provaram o faro do artilheiro.

A comissão técnica formada pelo técnico Oswaldo Alvarez, o auxiliar técnico Gersinho e o preparador físico Walter Grassmann, terá fora das quatro linhas o grande papel de ajudar e postar a equipe, além de serem as vozes dos torcedores no México.

Após a partida contra o São Paulo, o técnico Vadão definiu a importância deste jogo, e da competição, para o Clube Atlético Paranaense, a comissão técnica, os jogadores e seus torcedores. “É tanto quanto é a Libertadores para o Internacional e o São Paulo. Porque o Atlético não tem nenhum título internacional então para nós a Sul-Americana representa isso", disse.

Confira abaixo os 25 jogadores inscritos na Copa Sul-Americana lembrando que apenas 21 seguiram para o México com a delegação:

1 – Cléber Luís Alberti
2 – Jancarlos de Oliveira Barros
3 – Danilo Larangeira
4 – João Leonardo de Paula Reginato
5 – Marcelo José da Silva
6 – Michel Garbini Pereira
7 – Alan Pereira Costa (Alan Bahia)
8 – Cristian Mark Junio Nascimento Oliveira Baroni
9 – Denis Marques do Nascimento
10 – David Arturo Ferreira Rico
11 – Marcos Aurélio de Oliveira Lima
12 – Tiago Cardoso dos Santos
13 – César Augusto Belli Michelón
14 – Francisco Erandir da Silva Feitosa
15 – Luís Francisco Grando (Chico)
16 – Válber Mendes Ferreira
17 – Pedro Henrique Oldoni do Nascimento
18 – Sergio Dario Herrera Month
19 – Gilberto William Fabro
20 – André Guerreiro Rocha
21 – Ivan Saraiva de Souza
22 – Guilherme Alvim Marinato
23 – Dagoberto Pelentier
24 – Luiz Rhodolfo Dini Gaioto
25 – Paulo Roberto Rink



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…