27 nov 2006 - 10h21

Furacão está garantido na Copa do Brasil 2007

Depois de ser eliminado nas quartas-de-final do Campeonato Paranaense deste ano, muita gente passou a acreditar que o Atlético não teria vaga na Copa do Brasil 2007. A competição, considerada por muitos um atalho para a Libertadores da América, tem critérios de classificação dos clubes bastante específica. No total, 64 clubes participam da Copa do Brasil em 2007 – os dez primeiros classificados no ranking de clubes da CBF (que não tenham se classificado pelos estaduais), além de 54 clubes oriundos das competições estaduais.

Pelo regulamento da competição, os cinco estados melhor classificados no ranking da CBF (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná) têm direito a três vagas pelo Estadual. Alguns desses estados (São Paulo e Minas Gerais, por exemplo) destinaram duas vagas aos melhores colocados dos campeonatos estaduais e uma vaga ao campeão de outro torneio regional (Copa Federação Paulista de Futebol e Taça Minas Gerais, respectivamente). Para os estados posicionados de 6ª à 22ª posição no ranking, são duas vagas. E uma vaga para os estados posicionados de 23 à 27 no Ranking.

O Atlético se classificou para a Copa do Brasil de 2007 pelo ranking de clubes da CBF. Pela classificação do ano passado, o Furacão está em 20º lugar no ranking, mas à sua frente há clubes que se destacaram nos estaduais:

1º – Grêmio – campeão gaúcho
2º – Corinthians
3º – Vasco
4º – Flamengo
5º – Atlético-MG
6º – São Paulo – vice paulista
7º – Palmeiras
8º – Inter – vice gaúcho
9º – Cruzeiro – campeão mineiro
10º – Santos – campeão paulista
11º – Fluminense
12º – Botafogo – campeão carioca
13º – Guarani
14º – Coritiba – 3º Paranaense
15º – Goiás – campeão goiano
16º – Sport – campeão pernambucano
17º – Bahia
18º – Portuguesa
19º – Vitória – campeão baiano
20º – Atlético-PR

Desta forma, Corinthians, Vasco, Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense, Guarani, Bahia, Portuguesa e Atlético-PR são os dez clubes classificados para a Copa do Brasil pelo ranking da CBF.

Além do Furacão, o futebol paranaense tem outros três representantes na competição: o Paraná Clube (campeão estadual em 2006), ADAP (vice) e Coritiba (3º lugar no Paranaense deste ano).

Copa dos 100 anos

Para a Copa do Brasil de 2008, um representante do estado já tem vaga garantida: o Roma, que conquistou a Copa dos 100 anos. Com isso, o Paranaense 2007 levará apenas dois clubes para a Copa do Brasil – o campeão e o vice, já que o terceiro representante do estado foi escolhido por uma competição específica, seguindo método usado em São Paulo e Minas Gerais.

Ou seja, para não depender do ranking de clubes da CBF para a disputa da Copa do Brasil em 2008, o Atlético precisa fazer uma excelente campanha no estadual do próximo ano, chegando à final da competição.



Últimas Notícias