30 nov 2006 - 0h26

Craque do Campeonato homenageia ex-atleticano

O melhor lateral-direita da história do futebol mundial já teve passagem pelo Atlético. E agora Djalma Santos é o homenageado especial da CBF, no Prêmio Craque Brasileirão 2006, festa que acontece no próximo dia 04 de dezembro, homenageando os principais destaques da competição.

Neste ano, a CBF decidiu prestar homenagens especiais aos ex-jogadores que marcaram época no futebol brasileiro, batizando as rodadas do Brasileiro das séries A e B com o nome dos craques. O objetivo da CBF é de recuperar e preservar a memória do futebol brasileiro. A cada rodada, os homenageados iam a um estádio, recebiam a Comenda João Havelange, a Carteira da CBF e devam o pontapé inicial do jogo.

No total, cinco ex-atleticanos participaram de uma conquista mundial defendendo a seleção brasileira. O caso mais recente é do volante Kleberson, pentacampeão mundial em 2002, entrando para a história como o único jogador a disputar uma Copa do Mundo enquanto atuava numa equipe paranaense. Além dele, o lateral-direita Djalma Santos (bicampeão mundial 58 e 62), Bellini (capitão da primeira conquista, em 1958 na Suécia), Brito (tricampeão mundial em 70) também jogaram no Atlético. Em 1995, outro campeão do mundo esteve no Atlético. Pepe foi o treinador que conduziu o Rubro-negro à elite do futebol nacional, com o título brasileiro da 2ª divisão.

Djalma Santos no Atlético

Depois de passagens com sucesso na Portuguesa, Palmeiras e Seleção Brasileira, o lateral-direita Djalma Santos chegou no Atlético em 1969. Em seu currículo, esbanjava títulos importantes pelos clubes que passou, além de presença em quatro Copas do Mundo (54/58/62/66), tendo sido bicampeão mundial (em 1958 e 1962). Antes de pendurar as chuteiras, Djalma decidiu jogar pelo Furacão.

Foram dois anos de Atlético, em 1969 e 1970. Com a camisa Rubro-negra, ajudou o clube a conquistar o Campeonato Paranaense de 1970, considerado um dos títulos mais importantes da história do clube, depois de um jejum de 12 anos sem títulos. Depois que largou os gramados, teve uma carreira como treinador, com uma passagem pelo Rubro-negro.

Em 2004, Djalma foi eleito titular na Seleção dos 80 Anos do Atlético, promovida pela Furacao.com. Ano passado, Djalma Santos esteve em Curitiba no lançamento da exposição "1970, o Título da Raça", organizada pelos sites Furacao.com e RubroNegro.Net. E lembrou com orgulho o último título de sua carreira, um dos mais importantes da história do Furacão: "O que valeu era a amizade, a união. Esse título começou o que o Atlético é hoje. E este Atlético vai ar muitas alegrias e glórias ao povo paranaense", afirmou naquela oportunidade, em entrevista exclusiva à Furacao.com.

Agora, o craque está sendo homenageado pela CBF. Um justo reconhecimento pelos 24 anos em que Djalma serviu o futebol brasileiro com partidas memoráveis. “A CBF tem feito justiça aos ex-jogadores, com as homenagens nas rodadas do Campeonato Brasileiro, e agora ainda fui lembrado para participar dessa festa do Craque do Brasileirão. Estou muito feliz”, afirmou o ex-jogador do Atlético e da seleção brasileira.

Clique aqui para saber mais detalhes da passagem de Djalma Santos no Furacão.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…