1 dez 2006 - 16h32

Final foi disputada em estádio com 30 mil lugares

Apesar de o regulamento da Copa Sul-Americana prever que as partidas da final da competição tivessem que obrigatoriamente ser disputadas em estádios com capacidade superior a 40 mil lugares, a Conmebol não seguiu essa determinação para o primeiro jogo decisivo da competição, entre Pachuca e Colo-Colo. Nessa quinta-feira, os dois times começaram a decidir quem fica com a taça da competição. O jogo, na cidade de Pachuca, no México, foi disputado no estádio Hidalgo, de propriedade do clube mexicano, com capacidade para 30 mil espectadores.

Vale lembrar que a capacidade do estádio foi o fator determinante para a Conmebol transferir a decisão da Copa Libertadores da América do ano passado, entre Atlético e São Paulo, da Kyocera Arena para o Beira-Rio, em Porto Alegre. Com essa medida, a Confederação Sul-Americana de Futebol privou muitos torcedores atleticanos de acompanhar, no estádio, o jogo mais importante da história do clube até aqui, que marcou a primeira final de competição internacional da história do Furacão.

No final de outubro, reportagem do jornal Gazeta do Povo divulgou que se dependesse da Conmebol, caso o Rubro-negro chegasse à final da Copa Sul-Americana deste ano, a partida final não poderia ser disputada na Kyocera Arena, já que o estádio atleticano, um dos mais modernos do continente, não tem capacidade para 40 mil pessoas.

"Caso ocorra essa hipótese (classificação à final), não existe a possibilidade do ‘El Paranaense’ jogar na Kyocera. Exigimos 40 mil pessoas e neste local cabe metade disso. Caso avance na Copa, o clube terá que encontrar um novo estádio", anunciou Francisco Figueredo, secretário-executivo da Conmebol, em entrevista à Gazeta naquela oportunidade.

Segundo o dirigente da Conmebol, nem mesmo um possível acordo com o adversário na possível final poderia fazer com que o jogo fosse na Baixada – caso o adversário fosse o Toluca, outro semifinalista, eliminado pelo Colo-Colo, seu estádio tem apenas 27 mil assentos. "Se ocorrer a decisão entre esses dois, o mesmo que já falei para o Atlético valerá ao Toluca: terá que procurar outro estádio", afirmou Figueredo no final de outubro.

Jogo

A partida entre Pachuca e Colo-Colo, no estádio Hidalgo, terminou empatada por 1 a 1. O jogo da volta será na próxima semana, no Chile.



Últimas Notícias

Copa do Brasil

Era uma vez…..

…. um time que vencia mas não convencia. Um time que tinha alguns padrões bem definidos e que quase sempre se repetiam jogo após jogo:…