1 dez 2006 - 16h32

Final foi disputada em estádio com 30 mil lugares

Apesar de o regulamento da Copa Sul-Americana prever que as partidas da final da competição tivessem que obrigatoriamente ser disputadas em estádios com capacidade superior a 40 mil lugares, a Conmebol não seguiu essa determinação para o primeiro jogo decisivo da competição, entre Pachuca e Colo-Colo. Nessa quinta-feira, os dois times começaram a decidir quem fica com a taça da competição. O jogo, na cidade de Pachuca, no México, foi disputado no estádio Hidalgo, de propriedade do clube mexicano, com capacidade para 30 mil espectadores.

Vale lembrar que a capacidade do estádio foi o fator determinante para a Conmebol transferir a decisão da Copa Libertadores da América do ano passado, entre Atlético e São Paulo, da Kyocera Arena para o Beira-Rio, em Porto Alegre. Com essa medida, a Confederação Sul-Americana de Futebol privou muitos torcedores atleticanos de acompanhar, no estádio, o jogo mais importante da história do clube até aqui, que marcou a primeira final de competição internacional da história do Furacão.

No final de outubro, reportagem do jornal Gazeta do Povo divulgou que se dependesse da Conmebol, caso o Rubro-negro chegasse à final da Copa Sul-Americana deste ano, a partida final não poderia ser disputada na Kyocera Arena, já que o estádio atleticano, um dos mais modernos do continente, não tem capacidade para 40 mil pessoas.

"Caso ocorra essa hipótese (classificação à final), não existe a possibilidade do ‘El Paranaense’ jogar na Kyocera. Exigimos 40 mil pessoas e neste local cabe metade disso. Caso avance na Copa, o clube terá que encontrar um novo estádio", anunciou Francisco Figueredo, secretário-executivo da Conmebol, em entrevista à Gazeta naquela oportunidade.

Segundo o dirigente da Conmebol, nem mesmo um possível acordo com o adversário na possível final poderia fazer com que o jogo fosse na Baixada – caso o adversário fosse o Toluca, outro semifinalista, eliminado pelo Colo-Colo, seu estádio tem apenas 27 mil assentos. "Se ocorrer a decisão entre esses dois, o mesmo que já falei para o Atlético valerá ao Toluca: terá que procurar outro estádio", afirmou Figueredo no final de outubro.

Jogo

A partida entre Pachuca e Colo-Colo, no estádio Hidalgo, terminou empatada por 1 a 1. O jogo da volta será na próxima semana, no Chile.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…