Conmebol explica liberação do estádio do Pachuca
Uma questão matemática. Essa foi a justificativa da Confederação Sul-Americana de Futebol ao liberar o estádio Hidalgo, do Pachuca, para a final da Copa Sul-Americana. Oficialmente, o estádio mexicano tem capacidade para 30 mil pessoas inferior ao número exigido pela Conmebol para a disputa das finais das competições organizadas pela entidade, que é de 40 mil lugares. Mas, de acordo com o diretor de imprensa da Conmebol, Nestor Benítez, os números apresentados pelo Pachuca são diferentes dos que o clube divulga em seu site oficial.
Temos um documento que auferiu a capacidade do Estádio Hidalgo em 38.905 lugares. Ele tem o aval de todas as autoridades mexicanas, disse em entrevista ao jornal Tribuna do Paraná.
Ontem, a Furacao.com denunciou a estranha liberação do estádio Hidalgo para sediar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana deste ano, entre Pachuca e Colo-Colo. Toda a confusão vem desde o ano passado, quando a Conmebol não permitiu que a final da Copa Libertadores da América fosse disputada na Kyocera Arena, o estádio mais seguro e moderno do Brasil, que cumpre todas as exigências e determinações de infra-estrutura e segurança exigidos pela Fifa, por não ter capacidade de no mínimo 40 mil pessoas, determinação do regulamento tanto da Libertadores quanto da Copa Sul-Americana para as finais das competições.
O estádio do Atlético Paranaense tem uma diferença de quase 20 mil pessoas em relação ao regulamento. Na Libertadores, queriam utilizar uma estrutura metálica, que é proibida pela Fifa, tentou justificar Benítez. Nunca agimos com má-fé com o Paranaense e nem qualquer outro clube. A Conmebol trata todos de maneira igual, completou.
Estádio Hidalgo
De propriedade do Club de Futbol Pachuca, o estádio Hidalgo foi inaugurado em fevereiro de 1993. A reportagem da Furacao.com fez uma pesquisa no site oficial da Federação Mexicana de Futebol e constatou que, oficialmente, o estádio do Pachuca tem capacidade para apenas 30 mil pessoas, desmentindo a tese do diretor de imprensa da Conmebol.
Pelos números divulgados pela entidade máxima do futebol mexicano, o estádio Hidalgo tem capacidade para 30 mil pessoas, divididos da seguinte maneira: 23.050 lugares nas arquibancadas e 6.950 lugares nas sociais e camarotes.
Clique aqui e confira a página especial sobre o Estádio Hidalgo, disponível no site oficial da Federação Mexicana de Futebol.