3 dez 2006 - 17h54

Adeus com empate e vaga na Sul-Americana

O Atlético empatou com a Ponte Preta por 1 a 1 em partida disputada na tarde deste domingo no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Com o resultado, o Rubro-Negro terminou o Campeonato Brasileiro em 13º lugar e conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana 2007, o grande objetivo do clube nesta reta final. Assim como nos últimos jogos, o Atlético não foi bem e teve uma atuação decepcionante. Mesmo assim, esteve à frente do marcador durante mais de 30 minutos e só cedeu o empate faltando menos de dez minutos para o fim.

O primeiro tempo pareceu uma repetição do jogo contra o Figueirense, na Vila Capanema. Apático, o Atlético deu somente dois chutes a gol e ficou muito longe de um time que lutava por uma vaga na Copa Sul-Americana 2007. As melhores chances foram da Macaca. Aos 32 minutos, o meia Emerson desperdiçou uma grande oportunidade. Ele recebeu um cruzamento da direita e chutou muito forte, por cima do gol, quando Cléber já estava caído. Sete minutos depois, Jailton desviou de cabeça um cruzamento e obrigou Cléber a fazer uma grande defesa, evitando o primeiro gol do time da casa.

O Atlético só deu dois chutes a gol, ambos derivados de jogadas esporádicas. A primeira conclusão ocorreu apenas aos 22 minutos, com um chute de Marcos Aurélio da entrada da área. Logo depois, Cristian também arriscou de fora e Aranha fez sua única defesa nos primeiros 45 minutos.

Gols, só de cabeça

O baixo nível técnico da partida ficou comprovado com a insatisfação dos dois treinadores, que realizaram quatro mudanças já no intervalo. No Atlético, Cristian e Denis Marques deram lugar a Válber e Pedro Oldoni. Na Macaca, Caio e Josimar substituíram a Pituca e Jailton, respectivamente. As mudanças de Vadão surtiram efeito primeiro.

Logo aos 5 minutos, o Furacão fez sua primeira jogada trabalhada no ataque. Válber lançou Ferreira na ponta-esquerda. O meia atrasou a bola para Moreno, que alçou a bola na grande área. Pedro Oldoni, que estava próximo da marca do pênalti, acertou uma bela cabeçada no canto direito de Aranha, que ficou estático e assistiu ao gol atleticano. Mas o gol não mudou o ritmo do jogo, que continuou monótono.

O ritmo parado só foi interrompido por algumas jogadas individuais. Foi o que aconteceu aos 19 minutos, quando Jancarlos fez uma jogada maravilhosa. Ele chapelou um zagueiro, invadiu a área e chutou cruzado. A bola passou muito perto da trave e só não entrou por capricho, para lamento do lateral e de seus companheiros. Aos 32, foi a vez de a Ponte ameaçar. O bom lateral-direita Nei chutou forte na área e Cléber salvou o Rubro-Negro.

Mas as alterações efetuadas por Wanderley Paiva também acabaram dando resultado. Aos 39 minutos, o atacante reserva aproveitou um cruzamento do lateral-esquerda Iran e subiu sozinho para cabecear no canto direito de Cléber, empatando o jogo. Nos minutos finais, o jogo se arrastou até o apito do árbitro. Mesmo com o empate, o Atlético confirmou a participação na Copa Sul-Americana 2007, já que o Juventude, concorrente direto pela vaga, foi derrotado pelo Corinthians. Com isso, o Furacão terá mais uma vez calendário internacional na próxima temporada.

%ficha=532%

Melhores momentos da partida

Primeiro tempo
05 min – João Leonardo desarma Tuto na área e bloqueia ataque ponte-pretano.
06 min – Emerson arrisca de fora da área, mas manda para fora.
19 min – Cléber sai do gol e corta com o pé um lançamento longo para Emerson.
22 min – Marcos Aurélio dá o primeiro chute a gol do Atlético.
28 min – Cristian chuta de longe e Aranha espalma para escanteio.
32 min – Emerson perde uma grande chance para a Ponte.
39 min – Jailton desvia de cabeça e Cléber faz ótima defesa.
46 min – Fim do primeiro tempo.

Segundo tempo
05 min – Gol do Atlético. Pedro Oldoni aproveita cruzamento da esquerda e cabeceia para o gol.
19 min – Jancarlos dá um chapéu no zagueiro, mas chuta para fora e perde chance de marcar um golaço.
30 min – Caio chutou de longe e Cléber defendeu com facilidade.
32 min – Ponte Preta pressiona, mas Cléber salva.
33 min – Gustavo desvia escanteio de cabeça e a bola passa perto.
38 min – Marco Brito chuta forte de longe e Cléber espalma.
39 min – Gol da Ponte Preta. Josimar aproveita cruzamento da esquerda e desvia de cabeça.
41 min – Cléber sai bem da meta e desarma Josimar.
47 min – Fim do jogo.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…