13 dez 2006 - 10h51

Ranking da CBF: entenda os critérios

A notícia de que o Atlético é o 19º colocado no Ranking da CBF causou algumas dúvidas aos torcedores atleticanos. Muitos entraram em contato com a Furacao.com, querendo saber quais os critérios que a CBF utilizada para formatar o ranking. A principal dúvida era saber por que o Furacão está atrás de clubes como Portuguesa de Desportos, Guarani, Bahia e Coritiba, que há tempos não conquistam algo de relevante e importante em nível nacional.

A explicação está na história. O Ranking da CBF contabiliza pontos desde 1971, ano em que foi realizada a primeira edição do Campeonato Brasileiro. Além disso, o ranking também leva em consideração as campanhas dos clubes na Copa do Brasil. Para cada competição e a respectiva colocação que o clube terminou na classificação, é somada uma pontuação específica, seguindo o seguinte critério:

Primeira divisão do Campeonato Brasileiro:
São 60 pontos para o título brasileiro, 59 para o segundo colocado, 58 para o terceiro e assim sucessivamente até o 20º colocado.

Segunda divisão do Campeonato Brasileiro:
A pontuação segue o mesmo critério para a Série B, mas começa por 40 pontos. Ou seja, 40 pontos para o campeão, 39 para o segundo colocado, 38 para o terceiro e assim por diante.

Terceira divisão do Campeonato Brasileiro:
Para a Série C, a contagem começa a partir de 20 pontos. Ou seja, 20 para o campeão, 19 para o vice e assim sucessivamente.

Copa do Brasil:
O título vale 30 pontos, o vice vale 20, semifinais 10 e eliminação nas quartas-de-final vale 5.

Ou seja, apesar de ter tido nos últimos anos boas campanhas (comparado a alguns clubes que estão à sua frente no ranking de pontos da CBF), o Atlético leva desvantagem por não ter participado em alguns anos do Brasileiro da primeira divisão e não ter feito boas campanhas (ou participado) da Copa do Brasil.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…