13 dez 2006 - 10h51

Ranking da CBF: entenda os critérios

A notícia de que o Atlético é o 19º colocado no Ranking da CBF causou algumas dúvidas aos torcedores atleticanos. Muitos entraram em contato com a Furacao.com, querendo saber quais os critérios que a CBF utilizada para formatar o ranking. A principal dúvida era saber por que o Furacão está atrás de clubes como Portuguesa de Desportos, Guarani, Bahia e Coritiba, que há tempos não conquistam algo de relevante e importante em nível nacional.

A explicação está na história. O Ranking da CBF contabiliza pontos desde 1971, ano em que foi realizada a primeira edição do Campeonato Brasileiro. Além disso, o ranking também leva em consideração as campanhas dos clubes na Copa do Brasil. Para cada competição e a respectiva colocação que o clube terminou na classificação, é somada uma pontuação específica, seguindo o seguinte critério:

Primeira divisão do Campeonato Brasileiro:
São 60 pontos para o título brasileiro, 59 para o segundo colocado, 58 para o terceiro e assim sucessivamente até o 20º colocado.

Segunda divisão do Campeonato Brasileiro:
A pontuação segue o mesmo critério para a Série B, mas começa por 40 pontos. Ou seja, 40 pontos para o campeão, 39 para o segundo colocado, 38 para o terceiro e assim por diante.

Terceira divisão do Campeonato Brasileiro:
Para a Série C, a contagem começa a partir de 20 pontos. Ou seja, 20 para o campeão, 19 para o vice e assim sucessivamente.

Copa do Brasil:
O título vale 30 pontos, o vice vale 20, semifinais 10 e eliminação nas quartas-de-final vale 5.

Ou seja, apesar de ter tido nos últimos anos boas campanhas (comparado a alguns clubes que estão à sua frente no ranking de pontos da CBF), o Atlético leva desvantagem por não ter participado em alguns anos do Brasileiro da primeira divisão e não ter feito boas campanhas (ou participado) da Copa do Brasil.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…