28 dez 2006 - 10h15

Estadual 2007: Apocalypse Now

Há três anos, quando visitou a Arena da Baixada, o famoso diretor de cinema Francis Ford Coppola apaixonou-se pela torcida atleticana. Numa partida disputada contra o Paraná Clube, a massa rubro-negra deu mais um show e ajudou o Furacão a vencer o tricolor pelo placar de 1 a 0, com gol de Rogério Corrêa.

Mal sabia Coppola que a sua estada inspiraria os diretores do futebol paranaense na disputa do Estadual 2007. As cenas que o público assiste antes do começo oficial da temporada são dignas dos melhores filmes dirigidos pelo famoso americano.

Os campeonatos de futebol amador que nos desculpem também, mas várzea foi a única palavra que a Furacao.com encontrou para expressar o que acontece antes do Estadual começar. Depois de desistências de times falidos, fusão de última hora, canetadas da Federação, liminares de clubes que disputaram a divisão de acesso, ações no TJD-PR e STJD, apenas no dia 27 de dezembro é que o martelo parece ter sido batido na confirmação do último clube do campeonato.

O Engenheiro Beltrão, quarto colocado da Série Prata em 2006, vai ser um dos 16 times que entrarão em campo a partir do dia 14 de janeiro. Na tabela original os seguintes clubes deveriam estar presentes:

Atlético, Coritiba, Paraná, Rio Branco, ADAP, Iraty, J. Malucelli, Nacional, Portuguesa Londrinense, Londrina, Roma, Cianorte, Cascavel, União, Galo Maringá e Paranavaí.

Aí começou a novela, ou melhor, os filmes de Coppola.

Caminhos Mal-Traçados

O interior do Estado perdeu com a saída de Serafim Meneguel no União Bandeirante. O clube, mantido por uma usina de cana-de-açúcar, desistiu de participar do Paranaense 2007 alegando falta de dinheiro. A decisão foi protocolada há poucos dias da divulgação da tabela da FPF.

A Conversação

Com a desistência do União Bandeirante, a FPF indicou o Iguaçu de União da Vitória, que foi o terceiro colocado da Série Prata em 2006. Uma denúncia de CNPJ falso, comprovada pelo TJD, fez com que o clube perdesse a vaga no Estadual. Dias depois, o Iguaçu foi confirmado na tabela.

Vidas sem Rumo

A FPF teve mais um pepino para descascar. ADAP de Campo Mourão e o Galo Maringá resolveram se unir. Como o CNPJ apresentado na entidade máxima do futebol paranaense era da ADAP (agora chamado de ADAP/Galo Maringá), o Galo saiu da disputa do Estadual 2007 e ainda teve de pagar uma multa de R$ 100 mil (ainda não foi comprovado o pagamento) por não comunicar a FPF da fusão. A ADAP manteve a vaga na Copa do Brasil 2007 por ter sido o vice neste ano e vai mandar os jogos em Maringá, para confundir ainda mais a cabeça do telespectador, ou melhor, do leitor.

O Poderoso Chefão

Ainda com uma vaga disponível, o Engenheiro Beltrão, quarto colocado na divisão de acesso, protocolou um pedido para a disputa do Paranaense 2007. A FPF não aceitou o pedido e incluiu o Toledo Colônia Work, rebaixado neste ano, no Estadual. O Francisco Beltrão, também rebaixado, foi "esquecido" pela entidade.

O Poderoso Chefão: Parte II

O Presidente do STJD, Rubens Approbato Machado determinou a "sustação imediata da divulgação da tabela de jogos e do regulamento da Série Ouro 2007 até a definitiva inclusão do Engenheiro Beltrão e exclusão do Toledo Colônia Work nos termos do artigo 10 da Lei 10.671/2003". O time do Toledo já estava montado e iria estrear contra o Cascavel, no dia 14 de janeiro.

Apocalypse Now

Com a decisão do STJD, todos os jogos que seriam disputados pelo Toledo, deverão ser assumidos pelo Engenheiro Beltrão. Assim, os 16 clubes do Estadual 2007 são:

Atlético, Coritiba, Paraná, Rio Branco, ADAP/Galo Maringá, Iraty, J. Malucelli, Nacional, Portuguesa Londrinense, Londrina, Roma, Cianorte, Cascavel, Iguaçu, Engenheiro Beltrão e Paranavaí.

O Atlético, que não aceitou a oferta da Rede Paranaense de Comunicação e não terá nenhum jogo televisionado, deve atuar com o time B. O clube estréia contra o J. Malluceli, dia 14, em São José dos Pinhais.

Informações do site Paraná-Online



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…