28 dez 2006 - 10h15

Estadual 2007: Apocalypse Now

Há três anos, quando visitou a Arena da Baixada, o famoso diretor de cinema Francis Ford Coppola apaixonou-se pela torcida atleticana. Numa partida disputada contra o Paraná Clube, a massa rubro-negra deu mais um show e ajudou o Furacão a vencer o tricolor pelo placar de 1 a 0, com gol de Rogério Corrêa.

Mal sabia Coppola que a sua estada inspiraria os diretores do futebol paranaense na disputa do Estadual 2007. As cenas que o público assiste antes do começo oficial da temporada são dignas dos melhores filmes dirigidos pelo famoso americano.

Os campeonatos de futebol amador que nos desculpem também, mas várzea foi a única palavra que a Furacao.com encontrou para expressar o que acontece antes do Estadual começar. Depois de desistências de times falidos, fusão de última hora, canetadas da Federação, liminares de clubes que disputaram a divisão de acesso, ações no TJD-PR e STJD, apenas no dia 27 de dezembro é que o martelo parece ter sido batido na confirmação do último clube do campeonato.

O Engenheiro Beltrão, quarto colocado da Série Prata em 2006, vai ser um dos 16 times que entrarão em campo a partir do dia 14 de janeiro. Na tabela original os seguintes clubes deveriam estar presentes:

Atlético, Coritiba, Paraná, Rio Branco, ADAP, Iraty, J. Malucelli, Nacional, Portuguesa Londrinense, Londrina, Roma, Cianorte, Cascavel, União, Galo Maringá e Paranavaí.

Aí começou a novela, ou melhor, os filmes de Coppola.

Caminhos Mal-Traçados

O interior do Estado perdeu com a saída de Serafim Meneguel no União Bandeirante. O clube, mantido por uma usina de cana-de-açúcar, desistiu de participar do Paranaense 2007 alegando falta de dinheiro. A decisão foi protocolada há poucos dias da divulgação da tabela da FPF.

A Conversação

Com a desistência do União Bandeirante, a FPF indicou o Iguaçu de União da Vitória, que foi o terceiro colocado da Série Prata em 2006. Uma denúncia de CNPJ falso, comprovada pelo TJD, fez com que o clube perdesse a vaga no Estadual. Dias depois, o Iguaçu foi confirmado na tabela.

Vidas sem Rumo

A FPF teve mais um pepino para descascar. ADAP de Campo Mourão e o Galo Maringá resolveram se unir. Como o CNPJ apresentado na entidade máxima do futebol paranaense era da ADAP (agora chamado de ADAP/Galo Maringá), o Galo saiu da disputa do Estadual 2007 e ainda teve de pagar uma multa de R$ 100 mil (ainda não foi comprovado o pagamento) por não comunicar a FPF da fusão. A ADAP manteve a vaga na Copa do Brasil 2007 por ter sido o vice neste ano e vai mandar os jogos em Maringá, para confundir ainda mais a cabeça do telespectador, ou melhor, do leitor.

O Poderoso Chefão

Ainda com uma vaga disponível, o Engenheiro Beltrão, quarto colocado na divisão de acesso, protocolou um pedido para a disputa do Paranaense 2007. A FPF não aceitou o pedido e incluiu o Toledo Colônia Work, rebaixado neste ano, no Estadual. O Francisco Beltrão, também rebaixado, foi "esquecido" pela entidade.

O Poderoso Chefão: Parte II

O Presidente do STJD, Rubens Approbato Machado determinou a "sustação imediata da divulgação da tabela de jogos e do regulamento da Série Ouro 2007 até a definitiva inclusão do Engenheiro Beltrão e exclusão do Toledo Colônia Work nos termos do artigo 10 da Lei 10.671/2003". O time do Toledo já estava montado e iria estrear contra o Cascavel, no dia 14 de janeiro.

Apocalypse Now

Com a decisão do STJD, todos os jogos que seriam disputados pelo Toledo, deverão ser assumidos pelo Engenheiro Beltrão. Assim, os 16 clubes do Estadual 2007 são:

Atlético, Coritiba, Paraná, Rio Branco, ADAP/Galo Maringá, Iraty, J. Malucelli, Nacional, Portuguesa Londrinense, Londrina, Roma, Cianorte, Cascavel, Iguaçu, Engenheiro Beltrão e Paranavaí.

O Atlético, que não aceitou a oferta da Rede Paranaense de Comunicação e não terá nenhum jogo televisionado, deve atuar com o time B. O clube estréia contra o J. Malluceli, dia 14, em São José dos Pinhais.

Informações do site Paraná-Online



Últimas Notícias

Copa do Brasil

Era uma vez…..

…. um time que vencia mas não convencia. Um time que tinha alguns padrões bem definidos e que quase sempre se repetiam jogo após jogo:…