29 dez 2006 - 0h58

Pesquisa: "Interesse do torcedor em adquirir pacote"

No início de janeiro, a diretoria do Atlético deve lançar os pacotes de ingresso para a temporada 2007. Sobre esse aspecto, a pesquisa de conclusão de curso do estudante de Marketing Raphael Prugner pode servir de base, mostrando o grau de interesse dos atleticanos sobre o assunto. No projeto de conclusão do curso, ele abordou o tema venda de pacotes e o valor de ingressos nos jogos do Atlético.

De acordo com a pesquisa, que envolveu uma amostra de 690 entrevistados no mês de setembro, 60% pretende adquirir o pacote de ingresso para a temporada 2007. Segundo a pesquisa, a maior parte espera preferencialmente que o clube volte a adotar a modalidade de pacote para estudantes (54%). Outros aspectos ressaltados foram variadas formas de pagamento (48%), promoções para famílias (47%) e ganhar uma camisa oficial de brinde (48%).

Desde que inaugurou a Arena, em 1999, o Atlético vem comercializando pacotes de ingressos a seus torcedores. De lá para cá, o clube promoveu algumas mudanças, alterando a modalidade “por campeonato” (pacote específico para a primeira fase da Libertadores ou do Campeonato Brasileiro) para a temporada toda, incluindo todos os jogos oficiais disputados com mando do Rubro-negro na temporada.

Segundo o estudo de Raphael Prugner, os fatores de maior relevância para os torcedores adquirirem ou não o pacote de ingressos são o preço (51%), ou o valor percebido por ele, formado pelos benefícios que o clube pode oferecer, motivados pelos resultados do time no decorrer do campeonato anterior. Ou seja, além da razão financeira, com o preço final do pacote, os torcedores também levam em conta as outras vantagens que o pacote lhe oferece (além dos ingressos para os jogos) e o desempenho do Atlético em campo.

Perfil estudado

A pesquisa contemplou uma amostra de 690 atleticanos. Destes, 70% busca informações e novidades várias vezes ao dia, principalmente pela internet. Os torcedores pesquisados acompanham constantemente o Atlético e freqüentam a Kyocera Arena em mais de dois jogos ao mês (60% dos entrevistados), em grande parte acompanhados por amigos, mesmo considerando os valores dos ingressos entre razoáveis (41%) e caros (44%).

A fidelidade em relação ao clube é verificada nos torcedores participantes da pesquisa. 98% diz que apóia o time quando ele está em campo e mesmo quando não conseguem ir ao estádio, seja por compromisso, falta de ingressos ou jogos realizados em outras cidades, os torcedores costumam assistir pela televisão ou escutando pelo rádio.

A maior parte dos entrevistados (89%) são homens, com idade entre 18 e 35 anos (77%) e renda mensal superior a R$ 600,00 (75%).



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…