7 jan 2007 - 10h16

Roberto será titular na estréia no Sul-Americano sub-20

Os torcedores atleticanos que assistirem à estréia da Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano da categoria neste domingo deverão dar uma atenção especial ao camisa número 5 do Brasil. Trata-se do volante Roberto, do Atlético, único jogador de equipe paranaense a disputar a competição. Este ano, o Sul-Americano será ainda mais importante do que as habituais, já que os dois primeiros colocados estarão qualificados às Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008.

Este ano, o Sul-Americano Sub-20 está sendo disputado no Paraguai. A estréia brasileira será neste domingo, às 20h45 (horário de Brasília), contra o Chile. O jogo terá transmissão ao vivo na ESPN Brasil. A seleção Brasileira, comandada pelo técnico Nelson Rodrigues, deve entrar em campo com a seguinte formação: Muriel, Amaral, Anderson, Thiago Heleno e Carlinhos; Roberto, Lucas, William e Leandro Lima; Fabiano Oliveira e Alexandre Pato.

O Brasil é recordista de títulos do Sul-Americano Sub-20, jogado pela primeira vez em 1954. Foram oito troféus, em 1974, 83, 85, 88, 91, 92, 95 e 2001. O Uruguai tem sete títulos e a Argentina, apenas quatro. A Colômbia venceu duas vezes, inclusive a última, em casa, em 2005, e o Paraguai foi campeão em 1971.

Confira a tabela dos jogos do Brasil na primeira fase do Sul-Americano Sub-20:

07/01 – Brasil x Chile
09/01 – Brasil x Peru
13/01 – Brasil x Bolívia
15/01 – Brasil x Paraguai

Roberto

Roberto Andrade Silva nasceu em Tucano, Bahia, a 24 de abril de 1988 e tem 1,76m. Ele chegou no Atlético no início do ano passado, depois de ter se destacado no Guarani, de São Paulo. O jogador começou a carreira na Portuguesa de Desportos, mas se transferiu para o Guarani em 2003. No mesmo ano, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-14. Nos dois anos seguintes, disputou vários jogos pela Seleção Brasileira Sub-17, chegando a ser inclusive capitão da equipe. Em 2005, Roberto foi campeão sul-americano sub-17 e vice-campeão mundial da categoria.

Ano passado, Roberto foi destaque no time de Juvenil do Atlético, na disputa da Copa Chivas, no México. Depois, subiu para o time de Juniores, sendo destaque do time nas competições que disputou no ano, ajudando o Atlético a ser campeão da Copa Saprissa, na Costa Rica, da Copa BH de Juniores e tricampeão Paranaense Sub-20. Além das conquistas pelo Atlético, Roberto foi convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira Sub-20, nos preparativos da equipe de Nelson Rodrigus para o Sul-Americano da categoria. O volante tem contrato com o Atlético até 2009.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…