14 jan 2007 - 10h57

Há 92 anos, nascia Caju, ídolo da história do Atlético

O dia 14 de janeiro é uma data especial na história do Clube Atlético Paranaense. Há 92 anos, nascia em Curitiba um dos maiores jogadores da história do clube: Alfredo Gottardi, que no Atlético se consagrou simplesmente como Caju, ou a Majestade do Arco.

A história de Caju no Atlético é um exemplo de dedicação, superação e amor à camisa Rubro-negra. Foram 17 anos como goleiro do time do Atlético. Neste período, ele conquistou seis títulos, os Paranaense de 1934, 36, 40, 43, 45 e 49. Ele marcou época como o primeiro atleticano convocado para a Seleção Brasileira, na disputa do Sul-Americano de 1942, em Montevidéu, quando foi considerado o melhor goleiro da América do Sul e se consagrou em todo o país como a “Majestade do Arco”.

Tanto prestígio chamou a atenção de outros clubes, como Vasco, Botafogo, Flamengo e Peñarol, do Uruguai. E num raro exemplo de amor e dedicação ao Atlético, Caju recusou todas as propostas. Em toda a sua carreira, o melhor goleiro da história do futebol paranaense e certamente um dos melhores goleiros do Brasil só vestiu duas camisas: a do Atlético e da Seleção Brasileira.

Em 1950, Caju abandonou a carreira de goleiro, mas continuou se dedicando ao Atlético integrando a comissão técnica do time campeão Paranaense de 1958 e trabalhando na construção do alambrado do Estádio Joaquim Américo e do muro ao redor do campo, ao lado de seu irmão Alberto, também ex-goleiro do time e responsável por levar Caju ao Rubro-negro.

O exemplo de profissionalismo, dedicação, competência e amor à camisa atleticana foram retribuídos pelo clube, que batizou o Centro de Treinamentos do Atlético com o nome de Alfredo Gottardi. Hoje, o CT do Caju é um dos melhores do futebol brasileiro, deixando para a torcida a esperança de que a casa de treinos do Atlético mostre aos jogadores um pouco de toda a paixão que Caju sempre demonstrou ter pelo clube. Alfredo Gottardi faleceu aos 85 anos, no dia 24 de abril de 2001.

Clique aqui e relembre mais detalhes da trajetória de Caju no Atlético.

Memória

A partir de hoje, a Furacao.com relembra os principais fatos históricos que marcaram época na história do Clube Atlético Paranaense. Para isso, foi criada uma editoria especial no site, entitulada "Memória". Nela, as principais datas de importância histórica ao clube serão relembradas. Você pode dar a sua sugestão, enviando um e-mail para a equipe do site.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…