24 jan 2007 - 14h14

Etto se naturaliza croata e pensa em seleção

O jogador brasileiro Oelilton Araújo dos Santos, mais conhecido como Etto e atualmente no Dínamo de Zagreb, obteve a nacionalidade croata e já pensa na convocação à seleção do país.

Segundo informações do UOL Esportes, o jogador pode se tornar o segundo brasileiro a ser convocado na seleção da Croácia, depois de seu companheiro de time Eduardo da Silva, que é o atual titular no ataque do elenco nacional. "Acho que Etto tem grande chances de encontrar seu lugar na seleção croata. Ele já tem a simpatia do técnico Slaven Bilic há seis meses. Sua nacionalidade era um inconveniente", afirmou Cvijanovic.

Ano passado, Etto foi alvo de ofensas racistas no futebol croata, numa partida contra o Hadjuk Split, pelo campeonato local. Toda vez que o jogador tocava na bola, a torcida imitava macacos para insultá-los. Na ocasião, a Federação Croata decretou a punição de um jogo com portões fechados para o Hadjuk Split, além do pagamento de uma multa de 20.000 kunas (2.800 euros).

Atualmente, o Dínamo de Zagreb disputa duas competições: o Campeonato Croata (PRVA League) e a Copa da Croácia. Na primeira competição, o time de Etto é o líder com 47 pontos, três a mais que o Hajduk Split. Já na Copa da Croácia, o Dínamo está nas semifinais da competição. O adversário é o próprio Hajduk Split.

Carreira

Depois de ficar mais de 25 dias treinando no CT do Caju, a contratação de Etto foi anunciada pela diretoria atleticana em março de 2005. O jogador chegou a ser titular da equipe, mas acabou perdendo a disputa com Jancarlos pela vaga na lateral-direita. Com a chegada do então técnico Antonio Lopes, ele voltou a ter algumas oportunidades, mas suas más atuações o levaram para o time B. Em agosto do mesmo ano, Etto acabou aceitando a proposta do Dínamo Zagreb e foi emprestado pelo período de uma temporada.

Natural de Valente, na Bahia, o jogador começou sua carreira no Fluminense de Feira de Santana. Em 2002, destacou-se no Campeonato do Nordeste e foi contratado pelo Bahia. Depois, teve seus direitos federativos adquiridos pelo Criciúma, que o emprestou ao Paraná Clube.

Colaboração: Adit Miranda e Eduardo Coelho



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…