27 jan 2007 - 1h15

Depois de 12 anos, Atlético volta a Cascavel

A partida deste domingo, entre Atlético e Cascavel, no estádio Olímpico Regional, será especial para muitos atleticanos que moram na cidade do Oeste paranaense. Afinal, fazem 12 anos que o Furacão não joga em Cascavel. A última partida foi em 03 de maio de 1995, quando o Atlético perdeu por 1 a 0.

Mas se a última lembrança é de derrota, o Rubro-negro teve também momentos muito bons contra os cascavelenses, com destaque às goleadas por 5 a 0, no Pinheirão, em 1991, e 5 a 1 em 1993. Na história, o Atlético já enfrentou 45 vezes um representante de Cascavel. Foram 25 vitórias atleticanas, 18 dos clubes de Cascavel e 6 empates. O Furacão marcou 65 gols e sofreu 27.

Esta será a primeira vez que o Atlético enfrenta o Cascavel Clube Recreativo, fundado em 2001. Até hoje, o Rubro-negro jogou cinco vezes contra o Cascavel Futebol Clube (três vitórias, um empate e uma derrota), nos anos de 1971 e 1972. Já contra o Cascavel Esporte Clube foram 40 jogos (18 vitórias, 17 empates e 5 derrotas). Curiosamente, o Cascavel Clube Recreativo é fruto da união de três representantes da cidade – o Cascavel S/A, Cascavel E. C. e SOREC. Na escolha das cores do clube (vermelho, azul e branco), foram escolhidas justamente as cores que deram glórias ao antigo Cascavel E.C., campeão Paranaense em 1980.

Concentração da torcida

Os atleticanos que moram em Cascavel estão na contagem regressiva para o reencontro com o Furacão. Depois de 12 anos, enfim eles poderão rever o clube jogando na cidade. Acostumados a assistir aos jogos do Rubro-negro pela televisão, no “Bar dos Atleticanos”, agora eles poderão ver o time de pertinho. “Onde eu trabalho, no Corpo de Bombeiros, estou convocando todos os atleticanos para comparecer em peso no estádio Olímpico”, revelou o atleticano Augusto Santa Rosa.

Segundo ele, apesar de o Oeste paranaense ter a fama de torcer para os clubes do Rio Grande do Sul, a concentração de torcedores do Atlético na cidade aumentou consideravelmente após o título Brasileiro de 2001 e a campanha vice-campeã da Libertadores, em 2005. Levantamento da Gazeta do Povo/Paraná Pesquisas feito em 2005 indicava que o Atlético era o clube paranaense preferido dos cascavelenses, superando, inclusive, o time da casa.

A simpatia da cidade pelo Furacão é tanta que nos últimos anos cogitou-se que dois importantes jogos do Atlético fossem disputados em Cascavel. O primeiro deles em 2004, quando a CBF chegou a confirmar o jogo contra o Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Olímpico Regional, já que o Atlético havia sido punido pelo STJD com a perda de mando do jogo. No entanto, após o julgamento do recurso atleticano, a entidade confirmou a partida para Curitiba.

Outro jogo que chegou a ser cotado para ser disputado em Cascavel foi a final da Libertadores de 2005. Depois do veto da Kyocera Arena, a Federação Paranaense de Futebol tentou levar o jogo para a cidade do Oeste paranaense, mas a Conmebol confirmou a partida para o Beira-Rio, em Porto Alegre.

Colaboração: Osmar Rebolo Jr.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…