29 jan 2007 - 10h44

Roberto é campeão sul-americano sub-20

O volante Roberto, do Clube Atlético Paranaense, sagrou-se campeão sul-americano da categoria sub-20 com a seleção brasileira neste domingo à noite no Paraguai, após a vitória sobre a Colômbia por 2 a 0. Com a conquista, o Brasil está automaticamente classificado para as Olimpíadas de Pequim em 2008 e para o Campeonato Mundial da categoria, este ano, no Canadá. Este foi o nono título intercontinental conquistado pela seleção brasileira. O Brasil já entrou em campo classificado para as Olimpíadas, isso porque o Chile, um dos concorrentes a vaga havia perdido seu jogo para o Paraguai.

Roberto foi titular em todas as partidas do Brasil e ontem, durante a transmissão, foi muito elogiado pelo narrador da TV Bandeirantes. “Ele sempre deu uma boa proteção à zaga além de ter um toque de qualidade nas saídas de bola para o ataque", comentou Téo José.

Após a conquista, o comentarista da ESPN Brasil, Paulo Vinicius Coelho, elegeu a seleção do campeonato e nela estavam os brasileiros Cássio, Lucas, Alexandre Pato e o volante Roberto, do Furacão.

Carreira

Roberto Andrade Silva tem 18 anos e é baiano da cidade de Tucano, mas se mudou com a família para São Paulo quando ainda era um bebê de colo. Filho de uma faxineira, Roberto começou a treinar futebol na Portuguesa. Sua carreira começou a deslanchar quando se transferu para o Guarani, de Campinas. Depois de disputar diversos jogos pelas Seleções Brasileiras Sub-15 e Sub-17, foi contratado pelo Atlético no final do ano de 2005. Com a camisa rubro-negra, foi campeão da Copa Saprissa e do campeonato paranaense sub-20.

Apesar das convocações constantes para a Seleção Brasileira, Roberto não havia sido chamado pelo técnico Nelson Rodrigues para a disputa do Sul-Americano. Ele só foi convocado após o corte do volante Denilson, do Arsenal. Mesmo assim, ganhou a posição de titular nos treinos e foi um dos destaques da equipe durante o torneio.

Roberto completará 19 anos em abril. Ele ainda pode atuar por mais dois anos na categoria júnior, mas muito provavelmente será promovido ao time profissional assim que retornar a Curitiba.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…