21 mar 2007 - 0h15

Há 83 anos, Internacional e América concretizavam fusão

Apesar de oficialmente ter sido fundado no dia 26 de março de 1924, o dia 21 de março é um importante marco na história do Clube Atlético Paranaense. Foi neste dia, há 83 anos, que América e Internacional, dois dos mais tradicionais clubes da época, decidiram novamente unir forças e formar um novo clube: o Club Athletico Paranaense (conforme grafia da época).

A história do Atlético começou a ser escrita em plena Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, onde se situavam as sedes de americanos e internacionalistas (a do América no número 386 e do Internacional, no 416). As primeiras discussões sobre a fusão aconteceram no Café do Commercio, local preferido de importantes e tradicionais figuras curitibanas daqueles tempos. E por isso, apesar de mandar seus jogos na Baixada do Água Verde, a primeira sede do Atlético foi na Rua XV de Novembro. E foi no centro de Curitiba, no número 416 da Rua XV de Novembro, que em 21 de março de 1924 nasceu o Atlético.

A partir de hoje, nas comemorações dos 83 anos do Clube Atlético Paranaense, a Furacao.com relembra importantes fatos históricos que foram fundamentais para o surgimento do Atlético, o maior e mais querido clube do futebol paranaense!

Para saber mais sobre a história do Atlético, consulte o Hot Site da Furacao.com.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…