Coritiba, Paraná e FPF se aliam contra a Arena

Arena da Baixada receberá os jogos da Copa 2014[imagem: Projeto Vigliecca]

Coritiba, Paraná Clube e Federação Paranaense de Futebol uniram forças para impedir que a Kyocera Arena seja escolhida uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O Brasil pleiteia sediar o Mundial e é o favorito. Desde o início do ano, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tem visitado diversos estados para entregar o caderno de encargos da FIFA e conversar com representantes dos governos estaduais. Ele visitou Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas não recebeu um convite formal do Paraná.

A candidatura do estado vem sendo cogitada há bastante tempo pelo fato de o Paraná possuir o estádio mais moderno do país – a Kyocera Arena. Mario Celso Petraglia se reuniu com o governardor Roberto Requião e com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e recebeu deles o compromisso de lutar para que o evento seja realizado aqui.

Contudo, a natural escolha da Arena para receber os jogos da Copa parece ter incomodado outros dirigentes do futebol paranaense. Os presidentes do Coritiba e do Paraná Clube declararam publicamente que acham que o estádio atleticano não tem condições de cumprir as exigências da FIFA. Diante disso, a proposta de ambos é a construção de um novo estádio em Curitiba. A idéia é demolir o Pinheirão e construir um outro estádio no local, que seria administrado pelo Coritiba. Nesta terça-feira, o Coxa enviou à FPF protocolo de intenções para firmar parceria para a construção do novo Estádio Pinheirão.

Ao mesmo tempo, o presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde, reuniu-se com Ricardo Teixeira no Rio de Janeiro e indicou o Pinheirão para receber os jogos do Mundial. Gomyde é torcedor do Coritiba e em 2005 foi candidato a vice-presidente do clube. Há uma semana, ele havia declarado em entrevista à Tribuna do Paraná que não havia uma posição oficial do Governo do Estado acerca do estádio que melhor atenderia âs condições para a Copa. "O governo não tem preferência por nenhum estádio. Vamos escolher dentre as estruturas a serem apresentadas a que melhor se amolda ao Caderno de Encargos da Fifa", disse.

Nos últimos meses, a Kyocera Arena tem sido apontado por especialistas como o estádio mais próximo de atender às exigências da Fifa. Reportagens do GloboEsporte.com, Lance!, Istoé e CartaCapital apontaram as qualidades do estádio. Também o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o ex-presidente da FIFA João Havelange já declararam que a Arena deveria ser uma das sedes do Mundial.