10 abr 2007 - 23h58

Coritiba, Paraná e FPF se aliam contra a Arena

Coritiba, Paraná Clube e Federação Paranaense de Futebol uniram forças para impedir que a Kyocera Arena seja escolhida uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O Brasil pleiteia sediar o Mundial e é o favorito. Desde o início do ano, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tem visitado diversos estados para entregar o caderno de encargos da FIFA e conversar com representantes dos governos estaduais. Ele visitou Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas não recebeu um convite formal do Paraná.

A candidatura do estado vem sendo cogitada há bastante tempo pelo fato de o Paraná possuir o estádio mais moderno do país – a Kyocera Arena. Mario Celso Petraglia se reuniu com o governardor Roberto Requião e com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e recebeu deles o compromisso de lutar para que o evento seja realizado aqui.

Contudo, a natural escolha da Arena para receber os jogos da Copa parece ter incomodado outros dirigentes do futebol paranaense. Os presidentes do Coritiba e do Paraná Clube declararam publicamente que acham que o estádio atleticano não tem condições de cumprir as exigências da FIFA. Diante disso, a proposta de ambos é a construção de um novo estádio em Curitiba. A idéia é demolir o Pinheirão e construir um outro estádio no local, que seria administrado pelo Coritiba. Nesta terça-feira, o Coxa enviou à FPF protocolo de intenções para firmar parceria para a construção do novo Estádio Pinheirão.

Ao mesmo tempo, o presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde, reuniu-se com Ricardo Teixeira no Rio de Janeiro e indicou o Pinheirão para receber os jogos do Mundial. Gomyde é torcedor do Coritiba e em 2005 foi candidato a vice-presidente do clube. Há uma semana, ele havia declarado em entrevista à Tribuna do Paraná que não havia uma posição oficial do Governo do Estado acerca do estádio que melhor atenderia âs condições para a Copa. "O governo não tem preferência por nenhum estádio. Vamos escolher dentre as estruturas a serem apresentadas a que melhor se amolda ao Caderno de Encargos da Fifa", disse.

Nos últimos meses, a Kyocera Arena tem sido apontado por especialistas como o estádio mais próximo de atender às exigências da Fifa. Reportagens do GloboEsporte.com, Lance!, Istoé e CartaCapital apontaram as qualidades do estádio. Também o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o ex-presidente da FIFA João Havelange já declararam que a Arena deveria ser uma das sedes do Mundial.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fedendo série B

Pela rodada 27 do Brasileirão, em Criciúma, Criciúma 0 x 0 Athletico. Precisando reagir no Brasileirão pela proximidade da zona de rebaixamento, o Athletico foi…

Sul-Americana

Respirando…

Pela primeira partida das quartas de final da Sul-Americana, na Baixada, Athletico 1 x 0 Racing. Pressionado pela fraca campanha no ano do centenário, o…

Opinião

Ano do centenário

Sob os auspícios do quinto aniversário da nossa conquista da Copa do Brasil, decidi falar sobre celebração. Até porque é importante valorizarmos marcos como esse,…

Sul-Americana

…na boa ou na ruim….

Contigo até o fim! Uma das músicas entoadas pela torcida atleticana tem um significado especial no conturbado momento vivido pelo Furacão no emblemático ano de…

Sul-Americana

Conheça o Racing Club

O tradicional azul e branco de Avellaneda, cidade do distrito de Buenos Aires foi fundado em data semelhante ao Furacão, dia 25 de março, mas…