Que venha o Paraná!
O Atlético enfrentará o Paraná Clube na fase semifinal do Campeonato Paranaense 2007. O Rubro-Negro obteve a classificação na condição de primeiro colocado do Grupo B, após empatar em casa com o Cianorte por 4 a 4. Nesta quinta, o Paraná perdeu para o Coritiba por 3 a 1 no Estádio da Vila Capanema e terminou a segunda fase na segunda colocação do Grupo A. Como o regulamento do Campeonato Paranaense prevê o cruzamento olímpico do primeiro de um grupo com o segundo de outro, o Atlético jogará contra o Paraná em sistema de ida e volta, assim como o Coritiba enfrentará o Paranavaí. Os vencedores destes confrontos farão a final do Estadual.
Ainda nesta quarta-feira, o técnico Vadão já havia declarado que o Atlético não tinha preferência por qualquer adversário. "Não temos preferência nenhuma. São equipes grandes, são clássicos. Estamos preparados para qualquer adversário que vier. Não temos que escolher nada. A seqüência do campeonato será normal, sem nenhum tipo de escolha", afirmou.
Contudo, ainda não está tudo pronto para os jogos da próxima fase. O regulamento da competição é omisso e contém regras contraditórias. A disputa da semifinal está regulamentada pelo parágrafo 3º do artigo 6º, que se limita a dizer somente o seguinte: "As 02 (duas) associações melhor classificadas na 2ª fase, terão a vantagem do mando de jogo da partida de volta". Isso quer dizer que os primeiros colocados de cada grupo farão o primeiro jogo fora de casa e decidirão o confronto em seus estádios. Essa vantagem cabe ao Atlético (1º do Grupo B) e ao Coritiba (1º do Grupo A). Ou seja, os jogos de ida serão realizados na Vila Capanema (Paraná x Atlético) e no Estádio Waldemiro Wagner (Paranavaí x Coritiba).
Mas o regulamento do Paranaense nada fala sobre o que acontecerá em caso de empate em número de pontos nesta fase. Ou seja, não há regra regulamentando o que ocorrerá caso as duas partidas terminem empatadas ou caso cada time vença um jogo. Não diz se o saldo de gols e a melhor campanha em fases anteriores serão critérios de desempate nesta fase.
Há dez dias, o presidente Onaireves Moura expediu o Ato 21/2007 e criou critérios de desempate para a terceira fase do Paranaense (semifinal). Os critérios são os seguintes: a) saldo de gols nos dois jogos; b) melhor classificação geral em todas as fases. A expedição deste ato há apenas alguns dias fez surgir desconfiança quanto aos fins que a Federação pretende atingir.
De todo modo, todas estas questões serão resolvidas em uma reunião marcada para esta sexta-feira às 11h00 na sede da FPF, no Bairro do Tarumã. Os representantes dos quatro semifinalistas debaterão estes assuntos e a entidade pretende divulgar, logo em seguida, a tabela com as datas, horários e escala de arbitragem da semifinal.