20 abr 2007 - 0h07

Atletiba era disputado pela 1ª vez há 83 anos

Principal clássico do futebol paranaense, o Atletiba estreava oficialmente há exatos 83 anos. No dia 20 de abril de 1924, o Atlético enfrentava pela primeira vez o Coritiba, em jogo válido pelo Torneio Início do Campeonato Paranaense daquele ano, na Baixada do Água Verde.

O Torneio Início de 1924 foi a primeira competição oficial que o Clube Atlético Paranaense disputou em sua história. O torneio, uma espécie de pré-temporada para os clubes, que naquela época não tinham a preparação de hoje para as competições, tinha características bem peculiares: todos os clubes jogavam entre si num mesmo dia, em jogos que duravam cerca de 60 minutos.

Obviamente que o confronto entre Atlético e Coritiba naquela época ainda não era conhecido como Atletiba, o que só veio a acontecer anos mais tarde. Mas o jogo serviu para estrear a história de rivalidade e tradição que até hoje envolve o clássico.

Estréia com vitória atleticana

O primeiro Atletiba da história é marcado por vitória atleticana. No jogo, o Rubro-negro facilmente dominou os jogadores do Coritiba. Ary e Motta marcaram os dois gols do jogo, que terminou com vitória do Atlético por 2 a 0.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…