Exigências da Fifa serão discutidas no dia 9
Representantes dos 18 estados brasileiros que se candidataram a ser uma sub-sede da Copa de 2014 participarão de um seminário especial no próximo dia 9 de maio. A Confederação Brasileira de Futebol está organizando o evento para esclarecer as exigências da Fifa. Entre os palestrantes do seminário estará o diretor de Competições da entidade internacional, o americano Jim Brown.
No Caderno de Encargos elaborado pela Fifa, há 141 exigências que o Brasil terá que cumprir para que possa sediar o mundial de 2014. Há ainda um Acordo de candidatura, com algumas exigências que o Brasil terá que garantir até o dia 31 de julho, com a assinatura do documento pelo governo federal.
A previsão é de que a CBF, através de seu Comitê de Candidaturas, gaste até novembro deste ano algo em torno a R$ 8 milhões com os preparativos para o Mundial. Em novembro, os delegados da Fifa fazem uma inspeção geral em todas as possíveis cidades-sede, para ver se o Brasil tem ou não condições de abrigar o evento. A Fifa recomenda que o número de cidades-sedes seja de até 12, para que esse orçamento não fique ainda maior (no Brasil, 18 estados já manifestaram o desejo de ser sub-sede da Copa). Além disso, o Brasil terá que garantir que a estrutura esteja pronta até a Copa das Confederações de 2013, teste final para que a sede seja confirmada pela entidade.
Esta semana, a CBF deve apresentar à entidade internacional a proposta de financiamento do Comitê Organizador da Copa de 2014.