11 maio 2007 - 18h51

Atlético tem vaga assegurada em 2008

O Atlético Paranaense está garantido na Copa do Brasil de 2008. O Rubro-Negro terminou o Campeonato Paranaense em quarto lugar, mas tem presença garantida na edição do próximo ano da Copa do Brasil em função de sua posição no ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol. O Rubro-Negro é o 19º colocado no ranking. Neste ano, o Furacão foi o time paranaense de melhor campanha na Copa do Brasil.

O regulamento das últimas edições da Copa do Brasil prevê a participação de 64 clubes na disputa. Seguindo o disposto na Lei Pelé, todos os participantes são determinados de acordo com critérios técnicos. No total, são 54 clubes oriundos dos Campeonatos Estaduais e mais os dez melhores classificados no ranking da CBF. Em 2007, o Atlético participou da Copa do Brasil em função deste segundo critério.

O estado do Paraná tem direito a três vagas. Os representantes estaduais em 2007 serão Roma Apucarana (campeão da Copa dos 100 Anos), Paranavaí (campeão paranaense) e Paraná Clube (vice-campeão).

Os dez clubes que já têm vaga assegurada na Copa do Brasil por ocuparem as melhores posições do ranking nacional de clubes são os seguintes:

02º Corinthians – 1.891 pontos
03º Vasco – 1.875 pontos
05º São Paulo – 1.819 pontos
07º Palmeiras – 1.787 pontos
08º Internacional – 1.753 pontos
11º Fluminense – 1.474 pontos
13º Guarani – 1.407 pontos
14º Coritiba – 1.325 pontos
17º Portuguesa – 1.244 pontos
19º Atlético – 1.172 pontos

Vale lembrar que os seguintes times foram excluídos do ranking por já haverem garantido vaga em função dos certames estaduais: Grêmio (campeão estadual), Flamengo (campeão estadual), Atlético Mineiro (campeão estadual), Cruzeiro (vice-campeão estadual), Santos (campeão estadual), Botafogo (vice-campeão estadual), Goiás (vice-campeão estadual), Sport (campeão estadual) e Bahia (vice-campeão estadual).

Diante disso, a única possibilidade de o Atlético não disputar a Copa do Brasil é a de o clube obter classificação para a Copa Toyota Libertadores da América – algo que toda a nação rubro-negra espera. Como as datas da Libertadores e da Copa do Brasil coincidem, a CBF tem vetado a participação dos clubes nas duas competições simultaneamente. Há um apelo dos principais clubes do país para excluir esta vedação para o próximo ano, mas as regras ainda não foram definidas. De todo modo, o que importa é que o Furacão já tem vaga assegurada na competição.

Equívoco

Nesta sexta-feira, o site FutebolPR veiculou matéria intitulada "Copa do Brasil agora só em 2009", informando que o Atlético não disputará a Copa do Brasil do próximo ano. Com o devido respeito ao sítio esportivo, a matéria contém alguns equívocos. As informações corretas estão indicadas acima e levam a conclusão radicalmente oposta: o Furacão tem vaga certa na Copa do Brasil 2008.

A matéria informa o seguinte: "A única maneira de os atleticanos entrarem na próxima edição da Copa do Brasil é aguardar um convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou realizar uma boa campanha no Brasileiro e superar o Coritiba no ranking nacional da CBF". Este trecho contém dois equívocos. Os participantes da Copa do Brasil não são mais escolhidos por convite e sim por critérios técnicos (54 oriundos de certames estaduais e 10 do ranking nacional de clubes). Além disso, pelo sistema de pontuação do ranking da CBF, a diferença máxima que o Atlético pode reduzir para o Coritiba neste ano é de 58 pontos. Ou seja, não é possível o Furacão ultrapassar o Coxa em 2007.

De todo modo, isso é irrelevante. O fato de estar atrás do Coritiba no ranking é indiferente, uma vez que o Furacão está entre os dez melhores classificados, excluindo-se aqueles já classificados através dos certames estaduais.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…