16 maio 2007 - 13h54

A Copa do Mundo é nossa?

A possibilidade de o Paraná ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014 tem movimentado o setor esportivo do estado. Apesar de a cidade de Curitiba já ter reconhecidamente o melhor e mais moderno estádio de futebol do país, um suposto projeto encabeçado pela Federação Paranaense de Futebol, com o apoio do Coritiba, vem gerando uma disputa de bastidores para saber qual o estádio que será indicado pelo governo do estado para receber os jogos do Mundial.

De um lado dessa disputa está a Kyocera Arena. O estádio do Atlético é considerado por toda a imprensa esportiva especializada, CBF e Ministério do Esporte como o melhor e mais moderno do país. Construído dentro das normas da Fifa de qualidade, conforto e segurança, a Arena deverá ter o seu projeto de conclusão apresentado pela diretoria atleticana nos próximos dias. O que ninguém duvida é a capacidade do estádio do Atlético de receber jogos de tal importância, como a Copa do Mundo, que possivelmente será disputado no Brasil em 2014.

Do outro lado da disputa estão os interesses da Federação Paranaense de Futebol, com o apoio do Coritiba e do presidente da Paraná Esportes, Ricardo Gomyde. O objetivo do presidente da FPF, Onaireves Nilo Rolim de Moura, é construir uma nova praça esportiva onde hoje está localizado o Pinheirão. Seria mais uma tentativa da Federação em dar vida nova ao estádio, que nunca conquistou a simpatia dos torcedores curitibanos, começado do zero um projeto de qualidade e infra-estrutura no Pinheirão, quesitos que nunca foram realidade no estádio da federação.

E no meio dessa disputa está o Governo do Estado, responsável pela indicação do estádio paranaense que irá concorrer à sede dos jogos da Copa de 2014. No próximo dia 31 de maio termina o prazo para a indicação dos estádios concorrentes a sediar a Copa de 2014. Nessa data, o governador Roberto Requião deverá enviar à Confederação Brasileira de Futebol o caderno de encargos da Fifa devidamente preenchido.

Não podemos permitir que interesses extra-futebol deixem de lado o melhor projeto para o povo paranaense. O Clube Atlético Paranaense saiu na frente com um modelo de arena multiuso, construída dentro de um padrão de funcionalidade, garantindo conforto, infra-estrutura, segurança e comodidade ao público. O padrão-Fifa de qualidade, instituído pelo Atlético de maneira pioneira no Brasil em 1999, somente agora (com a possibilidade da Copa do Mundo no Brasil) passa a ser uma preocupação dos demais clubes e gestores de praças esportivas.

Indicar a Kyocera Arena como a representante do estado do Paraná nessa disputa por uma das sedes do Mundial não é questão de privilegiar o projeto atleticano. É questão de bom-senso. Trata-se de reconhecer a perfeita estrutura que já existe no projeto do Atlético. Independente de a Copa ser ou não na Arena, o estádio atleticano já oferece conforto e segurança aos torcedores. E a estrutura pronta do estádio do Atlético é considerada o principal cartão de visitas do Brasil para a possível eleição do país à sede do Mundial de 2014.

A Copa na Arena

A partir de hoje, a Furacao.com inicia uma ampla campanha para que a Kyocera Arena seja a representante do Paraná na disputa por uma das sedes da Copa de 2014. Para isso, iremos divulgar uma série de reportagens especiais apresentando os pontos fortes do estádio do Atlético Paranaense, a opinião de autoridades no assunto sobre o estádio atleticano e um dossiê com pesquisas nacionais que comprovam a qualidade da Arena da Baixada.

Além disso, estamos convocando a torcida atleticana a apoiar essa causa, no sentido de sensibilizar as autoridades do estado, em especial o Governo do Paraná, a indicar a Kyocera Arena, o estádio mais moderno da América do Sul, a representar o Paraná nessa disputa nacional, que levará o nome do estado do Paraná no cenário esportivo mundial.

Para isso, você atleticano pode dar a sua contribuição. Envie-nos textos pra a seção "Fala, Atleticano" indicando os pontos fortes da Baixada e mostrando ao governador Roberto Requião por que a Kyocera Arena deverá representar o Paraná nessa disputa.

Não deixe de manifestar seu entendimento também aos servidores públicos do estado do Paraná e do município de Curitiba responsáveis pela escolha do estádio paranaense para o Mundial:

Roberto Requião, Governador do Estado: formulário de contato disponível no site do Governo do Estado
Celso de Souza Caron, Secretário de Estado de Turismo: setu@celepar.gov.br
Ricardo Gomyde, presidente do Paraná Esporte: esporte@pres.pr.gov.br e gomyde65@gmail.com
Luiz de Carvalho, presidente do Instituto Municipal de Turismo: turismoserv@turismo.curitiba.pr.gov.br
Milton Karam, diretor técnico da Paraná Turismo: prturdap@pr.gov.br
Pirajá Tadeu Maciel, chefe de gabinete do Paraná Esporte: piraja@pres.pr.gov.br
Suzana Lins de Andrade, supervisora de informações do IPPUC: ippuc@ippuc.org.br

Nos próximos dias, lançaremos outras campanhas com esse intuito. Participe e colabore. Vamos mostrar a todo o país que Copa do Mundo no Brasil sem Kyocera Arena ofende o interesse público.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…