22 maio 2007 - 0h25

Qualidade reconhecida por todos

Se no Paraná ainda há dúvidas para saber qual o estádio que irá representar o estado na disputa por uma das sub-sedes da Copa de 2014 (a Arena e um projeto comandado pela Federação Paranaense para o Pinheirão estão na disputa), o Brasil inteiro parece não ter dúvidas: a Kyocera Arena é o principal cartão de visitas, não do Paraná, mas do Brasil, para provar ao Comitê Executivo da Fifa que o país tem totais condições de receber o Mundial.

Nos últimos meses, as principais autoridades esportivas do país (entre eles o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o ex-presidente da Fifa, João Havelange, e o ex-ministro do Esporte, Agnelo Queiroz) atestaram a modernidade, infra-estrutura e padrão-Copa do estádio atleticano. A imprensa esportiva especializada também se rendeu à Baixada, com os principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro, como o narrador Galvão Bueno, e publicações como a revista Istoé e o portal GloboEsporte.com também comprovaram o que parece óbvio: a Kyocera Arena reúne totais condições de receber jogos da Copa do Mundo.

Reconhecimento de autoridades esportivas

Um dos nomes mais respeitados no universo futebolístico mundial, o presidente de honra da Fifa e ex-presidente da entidade, João Havelange, afirmou em entrevista ao GloboEsporte.com, no ano passado, que praticamente nenhum estádio brasileiro tem condições de receber jogos da Copa do Mundo. "Isso vale para quase todos os estádios brasileiros. A exceção é a Arena da Baixada", disse Havelange.

Opinião compartilhada pelo atual ministro do Esporte, Orlando Silva. Em setembro do ano passado, quando se discutia se o Brasil seria ou não candidato à Copa de 2014, o ministro participou de uma reunião com o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente da Fifa, Joseph Blater. Ao final do encontro, Orlando Silva afirmou estar convencido de que o Mundial seria disputado no país e acrescentou: o único estádio brasileiro considerado adequado para um evento de grande porte é a Arena da Baixada, em Curitiba. De acordo com ele, seriam necessárias apenas algumas reformas, principalmente no acesso e no estacionamento, itens que estão sendo incluídos no projeto de conclusão do estádio atleticano, para deixar a praça esportiva mais moderna do continente totalmente nos critérios exigidos pela Fifa.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, principal articulador para a realização da Copa no Brasil, também colocou a Kyocera Arena como referência brasileira para os estádios que poderão receber os jogos do Mundial. Em entrevista ao Jornal do Brasil, no ano passado, Teixeira afirmou que “serão necessários de oito a 10 estádios (no Brasil, para receber os jogos da Copa). O problema é que, atualmente, nenhum deles no Brasil se encaixa nos padrões da Fifa. Talvez apenas a Arena da Baixada, em Curitiba. A Fifa tem um caderno de encargos em que é preciso contemplar segurança, estrutura, imprensa, entradas e saídas", afirmou o presidente da CBF naquela oportunidade. Para ele, a Arena está quase pronta para receber os jogos do Mundial de 2014, destacando as boas condições do estádio atleticano.

O ex-ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, um dos primeiros a articular contatos e projetos para a Copa de 2014 em terras nacionais, também ressaltou, no início de 2006, a concepção moderna da Arena, que na visão dele é o principal trunfo brasileiro para receber o Mundial.

Imprensa nacional

Se as principais autoridades esportivas reverenciam a qualidade, modernidade, infra-estrutura e segurança do estádio do Atlético (itens avaliados pela Fifa para saber se o local está apto ou não a receber jogos da Copa), o mesmo pode-se afirmar da imprensa esportiva brasileira.

Na semana passada, a Furacao.com apresentou a opinião dos mais consagrados jornalistas da América do Sul sobre a Kyocera Arena. Os brasileiros também se renderam à qualidade do estádio atleticano.

Um dos principais nomes do jornalismo esportivo do país, o narrador Galvão Bueno, da TV Globo, elogiou em muitas oportunidades o estádio do Atlético. Ano passado, na narração de um dos jogos da Copa da Alemanha, ele voltou a lembrar da Arena: “No Brasil não existe nenhum estádio pronto para abrigar um jogo da Copa do Mundo. Talvez o único estádio no Brasil é a Arena da Baixada, em Curitiba, após a conclusão", disse.

A revista Istoé, uma das mais importantes do país, também já analisou a condição dos principais estádios brasileiros para a Copa. A conclusão não foge à regra: “O Maracanã virou lenda. O Morumbi precisaria ser renovado. A Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, é o único estádio apto a receber jogos de Copa", afirmou a revista

O repórter Carlos Cereto, do canal Sportv, também considera a Baixada como um exemplo: “se o Brasil pensa mesmo em sediar a Copa do Mundo de 2014 deve mirar-se no excelente exemplo do (sic) Arena da Baixada", disse.

No início deste ano, o site GloboEsporte.com fez um comparativo entre a Kyocera Arena e o Olympiastidion, de Berlim. A comparação visa mostrar em que pontos o estádio atleticano, o mais moderno do Brasil, precisa melhorar para abrigar o mundial – o Estádio Olímpico de Berlim foi palco da decisão do Mundial 2006. Foram analisados seis aspectos: acesso dos torcedores, cobertura, estacionamento, gramado, área de imprensa e segurança. Desses, a Kyocera Arena já tem “padrão Copa” em três: segurança, gramado e cobertura. Os outros três deverão ser preenchidos após a conclusão do estádio atleticano.

Fontes

Confira os links com reportagens da Furacao.com publicadas nos últimos meses que serviram de fontes para esse dossiê com as principais autoridades esportivas do Brasil destacando as qualidades da Kyocera Arena, considerada trunfo para a Copa de 2014:

Havelange: "No Brasil, só a Arena se salva"
Ministro do Esporte aposta na Baixada para a Copa 2014
Para Teixeira, Arena está quase pronta para a Copa
Ministro conta com a Arena para a Copa de 2014
Kyocera Arena é lembrada na transmissão da Globo
Repórter da Sportv elogia condições da Arena
Segundo Istoé, só Baixada pode receber jogos da Copa



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…