26 maio 2007 - 17h12

Atleticanos se unem por Copa na Arena

A torcida atleticana está empenhada a fazer com que a Kyocera Arena seja a representante do Paraná na disputa por uma das sub-sedes da Copa de 2014. Há duas semanas, a Furacao.com lançou a campanha “A Copa do Mundo é nossa”. Neste sábado, a campanha do site (que visa mostrar os pontos fortes do estádio atleticano e apresentar aspectos técnicos que comprovam que a Baixada pode sediar jogos da Copa do Mundo) ganhou mais um aliado com a campanha “Kyocera Arena 2014: A Copa será aqui. E não abrimos mão!”. Incentivados pela Confraria do Esquadrão da Torcida Atleticana (ETA), atleticanos com presença política e anônimos unem forças para mostrar que a Kyocera Arena tem que ser uma das sedes.

De acordo com o presidente do ETA, Doático Santos, a campanha vem para reforçar toda a mobilização que a Furacao.com iniciou há alguns dias. “Vamos seguir na mesma linha da campanha de exaltação da Arena, encabeçando uma ampla mobilização da torcida atleticana. Nosso objetivo inicial é sensibilizar o governo do Estado e a prefeitura a indicarem a Kyocera Arena para ser uma das sub-sedes. Se isso não for possível, queremos sensibilizar todo o país para que a opinião pública nacional indique o mais moderno estádio do Brasil para receber jogos do Mundial”, explicou.

O pontapé inicial da campanha “Kyocera Arena 2014: A Copa será aqui. E não abrimos mãos!” foi dado na manhã deste sábado, no Prajá Comes e Bebes, na própria Kyocera Arena. Estiveram presentes alguns representantes da torcida do Atlético, além de lideranças políticas, que serão os responsáveis em atuar nas esferas municipal e estadual nessa questão. Além de Doático Santos, assessor especial do governo para assuntos de Curitiba e uma das lideranças mais próximas ao governador Roberto Requião, também participaram o líder do governo na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Claudio Romanelli, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, vereador Mario Celso Cunha, e integrantes do movimento Pelo Atlético, Para os Atleticanos.

Estratégias da campanha

De acordo com Doático Santos, o movimento suprapartidário visa transformar a escolha do representante do Paraná para a sede da Copa em quesitos técnicos e não político como está sendo conduzido. Por isso, uma das intenções do movimento é convencer o governador em exercício do estado do Paraná, Orlando Pessuti, a indicar dois estádios no questionário da candidatura, que deverá ser entregue até a próxima quinta-feira, dia 31, ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

“Existe a possibilidade da indicação de dois estádios nesse questionário, como fez o Rio Grande do Sul, que indicou os estádios do Grêmio e do Internacional. Dessa forma, fica à cargo da CBF e da Fifa em fazer a inspeção dos dois estádios, avaliar tecnicamente os dois projetos e indicar qual deles é o melhor”, afirmou Mario Celso Cunha. Segundo o vereador, que é conselheiro do Atlético, essa proposta é bem vista pela diretoria atleticana. “Claro que preferíamos que apenas a Arena fosse indicada, por toda a estrutura que o estádio do Atlético tem, pelo fato de o Atlético ter se preparado muito antes que todos os outros para a Copa. Mas acreditamos que numa análise técnica e isenta da CBF e da Fifa, o projeto atleticano será o indicado”, disse.

Para fazer essa dupla indicação, as lideranças políticas irão se agilizar em contatos nesta reta final da indicação paranaense para a Copa. Na segunda-feira, haverá uma reunião com o prefeito Beto Richa, que já sinalizou a hipótese de fazer a Kyocera Arena ser a indicação da prefeitura de Curitiba. “Como o caderno terá que passar pelas mãos do prefeito, que precisa assinar as responsabilidades da prefeitura na candidatura, há a possibilidade de o prefeito fazer uma observação, dizendo que a Kyocera Arena é o estádio escolhido pela prefeitura para representar o estado nessa disputa”, afirmou Cunha.

Paralelo a isso, o líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli, irá se reunir com o governador em exercício, Orlando Pessuti, para apresentar as vantagens e qualidades da Arena nessa indicação. Caberá a Pessuti (evidentemente que com o aval do governo do estado) a fazer a indicação final.

Neste domingo, antes do jogo entre Atlético e Santos pelo Campeonato Brasileiro, a Confraria ETA estará distribuindo cartazes e adesivos com o slogan da campanha. A idéia é fazer dentro do estádio uma manifestação dos atleticanos em prol da Copa na Baixada.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…