26 maio 2007 - 17h12

Atleticanos se unem por Copa na Arena

A torcida atleticana está empenhada a fazer com que a Kyocera Arena seja a representante do Paraná na disputa por uma das sub-sedes da Copa de 2014. Há duas semanas, a Furacao.com lançou a campanha “A Copa do Mundo é nossa”. Neste sábado, a campanha do site (que visa mostrar os pontos fortes do estádio atleticano e apresentar aspectos técnicos que comprovam que a Baixada pode sediar jogos da Copa do Mundo) ganhou mais um aliado com a campanha “Kyocera Arena 2014: A Copa será aqui. E não abrimos mão!”. Incentivados pela Confraria do Esquadrão da Torcida Atleticana (ETA), atleticanos com presença política e anônimos unem forças para mostrar que a Kyocera Arena tem que ser uma das sedes.

De acordo com o presidente do ETA, Doático Santos, a campanha vem para reforçar toda a mobilização que a Furacao.com iniciou há alguns dias. “Vamos seguir na mesma linha da campanha de exaltação da Arena, encabeçando uma ampla mobilização da torcida atleticana. Nosso objetivo inicial é sensibilizar o governo do Estado e a prefeitura a indicarem a Kyocera Arena para ser uma das sub-sedes. Se isso não for possível, queremos sensibilizar todo o país para que a opinião pública nacional indique o mais moderno estádio do Brasil para receber jogos do Mundial”, explicou.

O pontapé inicial da campanha “Kyocera Arena 2014: A Copa será aqui. E não abrimos mãos!” foi dado na manhã deste sábado, no Prajá Comes e Bebes, na própria Kyocera Arena. Estiveram presentes alguns representantes da torcida do Atlético, além de lideranças políticas, que serão os responsáveis em atuar nas esferas municipal e estadual nessa questão. Além de Doático Santos, assessor especial do governo para assuntos de Curitiba e uma das lideranças mais próximas ao governador Roberto Requião, também participaram o líder do governo na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Claudio Romanelli, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, vereador Mario Celso Cunha, e integrantes do movimento Pelo Atlético, Para os Atleticanos.

Estratégias da campanha

De acordo com Doático Santos, o movimento suprapartidário visa transformar a escolha do representante do Paraná para a sede da Copa em quesitos técnicos e não político como está sendo conduzido. Por isso, uma das intenções do movimento é convencer o governador em exercício do estado do Paraná, Orlando Pessuti, a indicar dois estádios no questionário da candidatura, que deverá ser entregue até a próxima quinta-feira, dia 31, ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

“Existe a possibilidade da indicação de dois estádios nesse questionário, como fez o Rio Grande do Sul, que indicou os estádios do Grêmio e do Internacional. Dessa forma, fica à cargo da CBF e da Fifa em fazer a inspeção dos dois estádios, avaliar tecnicamente os dois projetos e indicar qual deles é o melhor”, afirmou Mario Celso Cunha. Segundo o vereador, que é conselheiro do Atlético, essa proposta é bem vista pela diretoria atleticana. “Claro que preferíamos que apenas a Arena fosse indicada, por toda a estrutura que o estádio do Atlético tem, pelo fato de o Atlético ter se preparado muito antes que todos os outros para a Copa. Mas acreditamos que numa análise técnica e isenta da CBF e da Fifa, o projeto atleticano será o indicado”, disse.

Para fazer essa dupla indicação, as lideranças políticas irão se agilizar em contatos nesta reta final da indicação paranaense para a Copa. Na segunda-feira, haverá uma reunião com o prefeito Beto Richa, que já sinalizou a hipótese de fazer a Kyocera Arena ser a indicação da prefeitura de Curitiba. “Como o caderno terá que passar pelas mãos do prefeito, que precisa assinar as responsabilidades da prefeitura na candidatura, há a possibilidade de o prefeito fazer uma observação, dizendo que a Kyocera Arena é o estádio escolhido pela prefeitura para representar o estado nessa disputa”, afirmou Cunha.

Paralelo a isso, o líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli, irá se reunir com o governador em exercício, Orlando Pessuti, para apresentar as vantagens e qualidades da Arena nessa indicação. Caberá a Pessuti (evidentemente que com o aval do governo do estado) a fazer a indicação final.

Neste domingo, antes do jogo entre Atlético e Santos pelo Campeonato Brasileiro, a Confraria ETA estará distribuindo cartazes e adesivos com o slogan da campanha. A idéia é fazer dentro do estádio uma manifestação dos atleticanos em prol da Copa na Baixada.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…