28 maio 2007 - 9h42

Tecnicamente, Arena está liberada para a Copa

Nas últimas semanas, um assunto tem tomado conta das páginas esportivas de todo o país: o caderno de encargos da Fifa. O documento deverá ser encaminhado pela Confederação Brasileira de Futebol para a Fifa até o dia 31 de julho, com a proposta brasileira para sediar a Copa do Mundo de 2014. Para preencher esse caderno, a CBF tomará por base um “Questionário de Informações para a Copa do Mundo de 2014”, entregue a cada um dos 20 estados que manifestaram o desejo de sediar jogos do Mundial. Cada estado tem até o dia 31 de maio para preencher o documento e encaminhar à CBF – que terá ainda dois meses para avaliar todos os questionários e, enfim, formatar a proposta brasileira para a Copa.

Faltando três dias para o fim do prazo de preenchimento desse questionário, aqui no Paraná uma discussão ainda prevalece: qual será o estádio indicado pelo governo do estado para defender a candidatura paranaense ao Mundial? São duas as propostas: de um lado o projeto comandado pelo Atlético, com a proposta de conclusão da Kyocera Arena, hoje reconhecido como o mais moderno estádio da América do Sul. Do outro, um projeto de construção de uma arena onde hoje está o estádio do Pinheirão, liderado pela Federação Paranaense de Futebol e que conta com o apoio ora do Coritiba, ora do Paraná Clube, ora da Paraná Esporte.

Para entender melhor todo o processo que ronda a definição do estádio que representará o Paraná nesta disputa, a Furacao.com apresenta hoje dois documentos distintos, mas fundamentais para se avaliar o item “estádios” pela Fifa. Em primeiro lugar, apresentamos o questionário enviado pela CBF, que servirá de base para o preenchimento do caderno de encargos da Fifa. Depois disso, apresentamos o caderno de recomendações para a modernização de estádios de futebol, documento disponível no site oficial da Fifa.

Na análise dos dois documentos é fundamental ressaltar a seguinte questão: nenhum dos dois apresenta indícios de que a Kyocera Arena não atenda as recomendações da Fifa para sediar jogos da Copa do Mundo.

Dessa forma, vale lembrar recente entrevista do diretor da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, à Furacao.com. Na oportunidade, ele ressaltou as qualidades do estádio atleticano e afirmou: “Essa é uma questão que precisa se avaliar tecnicamente, para ver o que eu preciso, ou que eu não preciso, o que é possível adequar e o que não é possível. A Fifa vai querer que cumpra 100% ou é mais ou menos, tem algumas coisas que são flexíveis? Evidentemente que se mostrar que é só concluir a Arena e fazer algumas alterações e que assim a CBF aceita é ali, é óbvio que é ali”, disse. “Evidente que a Arena é o estádio mais moderno do Brasil, que a Arena se terminada e com as alterações que o Atlético pretende fazer se encaixar nos encargos da Fifa é a melhor solução, é a solução mais rápida, mais viável, mais barata”, completou.

Caderno de encargos da Fifa

Na semana passada, o portal GloboEsporte.com divulgou com exclusividade o documento enviado pela CBF aos governadores dos estados interessados em sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. São nove os itens que cada estado-candidato precisa responder, que englobam as seguintes questões: aspectos gerais; estádios; serviços médicos; segurança; plano de transporte; transporte; condições meteorológicas; plano de proteção ao meio ambiente; e condições naturais, meio ambiente e patrimônio histórico.

O item específico para a questão estádio mostra claramente a diferença entre um projeto de reforma de um estádio que já existe (como a Kyocera Arena) e a apresentação de um projeto de estádio que vai ser construído para o Mundial (caso do projeto da arena no Pinheirão). O documento formula a seguinte indagação: “O estádio selecionado será reformado ou trata-se de um novo?”.

Respondida essa questão, há duas análises distintas:

“Em caso de opção por reforma, essa informação também deve ser enviada na resposta. Uma equipe técnica deste Comitê Organizador entrará imediatamente em contato para oferecer as indicações técnicas necessárias para que as modificações sejam compatíveis com as exigências da Fifa. Já em caso de construção de unidade nova, o projeto deve respeitar fielmente as especificações contidas no “Caderno de Encargos”.”

Ou seja, o questionário enviado pela CBF para todos os estados-candidatos (inclusive para o Paraná) diz claramente que se o estádio indicado for passar por reforma, uma equipe técnica da CBF entrará em contato para oferecer as informações para que sejam atendidas as exigências da FIFA. Por outro lado, em caso de construção de novo estádio, ele deverá atender ao caderno de encargos. Ou seja, quem tem de se preocupar com caderno de encargos é o projeto do Pinheirão e não o do Atlético.

Vale lembrar que esse questionário deverá ser respondido até a próxima quinta-feira, dia 31 de maio. No Paraná, o governador Roberto Requião deixou a cargo da Paraná Esporte e da Secretaria de Estado de Turismo a responsabilidade do preenchimento do documento. No entanto, é o próprio governador quem deverá indicar o estádio que representará o estado do Paraná nessa disputa por uma das sub-sedes do Mundial.

Caderno de recomendações para a modernização de estádios de futebol

No site oficial da Fifa, a entidade apresenta um documento que visa orientar clubes e investidores interessados em construir ou modernizar estádios de futebol. O caderno cita uma série de especificações para que a praça esportiva atenda às exigências da Fifa e possa sediar partidas de competições por ela organizada.

Conforme apresentado no questionário enviado pela CBF aos estados, esse será o documento que servirá de base para a avaliação da Kyocera Arena, caso o estádio atleticano (que já é construído e, portanto, precisaria apenas de reformas para sediar jogos da Copa) seja o indicado pelo governo do Estado para representar o Paraná na briga por uma das sub-sedes do Mundial.

Abaixo demonstraremos em forma de um quadro comparativo o que recomenda o caderno da Fifa e o que a Kyocera Arena possui hoje, mesmo sem ter feito a conclusão total do estádio. É importante ressaltar que nenhum outro estádio do Estado do Paraná e até do território brasileiro está em condições tão avançadas em relação às recomendações da Fifa para receber jogos da Copa. Vale lembrar, ainda, que esses itens são os apresentados na Kyocera Arena hoje. Com as obras de conclusão do estádio, evidentemente que toda essa estrutura será ampliada e melhorada, atendendo aos critérios recomendados pela Fifa em segurança, infra-estrutura e comodidade.


[arte: Julia Abdul-Hak]



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…