30 maio 2007 - 17h35

Luxemburgo ligou para Alex Mineiro

O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Santos, telefonou para o atacante Alex Mineiro, do Atlético, para tentar convencê-lo a aceitar a proposta do Santos. O time paulista tentava a contratação de Alex para inscrevê-lo na Libertadores da América. A informação foi divulgada pela Agência Estado. De acordo com a matéria publicada no site do Estado de S.Paulo, o empresário Haroldo Carlos revelou que Luxemburgo conversou por telefone com Alex Mineiro e apresentou argumentos tentando convencê-lo a acertar com o Santos.

A conduta de Luxemburgo como uma espécie de manager é conhecida no futebol brasileiro. Apesar de ocupar o cargo de técnico do Santos, ele tem autonomia para negociar com jogadores e concretizar contratações. Trata-se de algo relativamente comum no futebol europeu, mas ainda raro no Brasil – Luxemburgo é provavelmente um dos únicos que adotam este expediente. Ainda de acordo com a notícia da Agência Estado, a proposta do Santos a Alex Mineiro teria sido de R$ 80 mil mensais e mais uma bonificação no final do ano de acordo com as conquistas do clube.

O Atlético não aceitou liberar Alex Mineiro para o Santos, que acabou inscrevendo o jovem atacante Moraes na Libertadores. Ainda não se sabe se o Peixe insistirá na contratação de Alex ou se o interesse se limitava à possibilidade de aproveitar o jogador na Libertadores.

Outros clubes

Além do Santos, outros dois clubes já manifestaram interesse na contratação de Alex Mineiro: Palmeiras e Fluminense. A proposta do Palmeiras é semelhante à do Santos. Já a oferta do Flu não teve valores divulgados pela imprensa. O contrato de Alex Mineiro prevê que ele pode apresentar ao Atlético até o dia 1º de junho propostas de outros clubes. Caso isso ocorra, o clube terá o prazo de cinco dias para "cobrir" as propostas de outras equipes e manter o jogador no elenco. Mas se comprovadamente houver propostas superiores ao que for oferecido pelo Atlético, o contrato poderá ser rescindido.

Nesta hipótese mais radical, o atacante teria problemas em atuar imediatamente por outro clube. Isso porque a FIFA impede que um atleta atue por mais de dois clubes no mesmo ano-calendário (que vai de julho a junho). Como Alex jogou pelo Kashima Antlers no segundo semestre do ano passado e pelo Atlético agora, isso significa que ele só poderá defender outro time no segundo semestre. A mesma regra se aplica ao zagueiro Marcão, negociado com o Internacional recentemente. Ele só poderá defender o Inter neste semestre mediante autorização expressa da FIFA.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…