30 maio 2007 - 17h35

Luxemburgo ligou para Alex Mineiro

O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Santos, telefonou para o atacante Alex Mineiro, do Atlético, para tentar convencê-lo a aceitar a proposta do Santos. O time paulista tentava a contratação de Alex para inscrevê-lo na Libertadores da América. A informação foi divulgada pela Agência Estado. De acordo com a matéria publicada no site do Estado de S.Paulo, o empresário Haroldo Carlos revelou que Luxemburgo conversou por telefone com Alex Mineiro e apresentou argumentos tentando convencê-lo a acertar com o Santos.

A conduta de Luxemburgo como uma espécie de manager é conhecida no futebol brasileiro. Apesar de ocupar o cargo de técnico do Santos, ele tem autonomia para negociar com jogadores e concretizar contratações. Trata-se de algo relativamente comum no futebol europeu, mas ainda raro no Brasil – Luxemburgo é provavelmente um dos únicos que adotam este expediente. Ainda de acordo com a notícia da Agência Estado, a proposta do Santos a Alex Mineiro teria sido de R$ 80 mil mensais e mais uma bonificação no final do ano de acordo com as conquistas do clube.

O Atlético não aceitou liberar Alex Mineiro para o Santos, que acabou inscrevendo o jovem atacante Moraes na Libertadores. Ainda não se sabe se o Peixe insistirá na contratação de Alex ou se o interesse se limitava à possibilidade de aproveitar o jogador na Libertadores.

Outros clubes

Além do Santos, outros dois clubes já manifestaram interesse na contratação de Alex Mineiro: Palmeiras e Fluminense. A proposta do Palmeiras é semelhante à do Santos. Já a oferta do Flu não teve valores divulgados pela imprensa. O contrato de Alex Mineiro prevê que ele pode apresentar ao Atlético até o dia 1º de junho propostas de outros clubes. Caso isso ocorra, o clube terá o prazo de cinco dias para "cobrir" as propostas de outras equipes e manter o jogador no elenco. Mas se comprovadamente houver propostas superiores ao que for oferecido pelo Atlético, o contrato poderá ser rescindido.

Nesta hipótese mais radical, o atacante teria problemas em atuar imediatamente por outro clube. Isso porque a FIFA impede que um atleta atue por mais de dois clubes no mesmo ano-calendário (que vai de julho a junho). Como Alex jogou pelo Kashima Antlers no segundo semestre do ano passado e pelo Atlético agora, isso significa que ele só poderá defender outro time no segundo semestre. A mesma regra se aplica ao zagueiro Marcão, negociado com o Internacional recentemente. Ele só poderá defender o Inter neste semestre mediante autorização expressa da FIFA.



Últimas Notícias