Estudo identifica fatores que levam torcedor ao estádio
A Golden Goal Sports Venture, consultoria de gestão esportiva, sabe que grama verde é uma mina de dinheiro. Para ajudar empresas a faturar com o futebol, desenvolveu o estudo "É disso que o povo gosta", no qual analisou 36 edições do campeonato brasileiro. Foram 13 mil partidas de 1971 a 2006. A pesquisa identificou quais os fatores que levam um torcedor ao estádio.
Conversas de botequim foram confirmadas e, o mais importante, mensuradas com gráficos e estatísticas. Por exemplo, quando o torcedor desconfia que seu time irá perder, a média de público fica 20% menor. Mas quando as chances de vitória são maiores, a lotação sobe 18%.
O preço do ingresso é um fator importante, mas não decisivo. No começo do campeonato o torcedor pode deixar de ir ao estádio por causa do valor, mas no final ele vai sem dor no bolso. O preço médio do ingresso subiu 160% desde a década de 70. "As entidades, empresas, emissoras de TV vão poder entender o que leva um torcedor ao estádio e, então, desenhar um modelo que aumente a presença do público", explica Carlos Eduardo Caruso Ferreira, diretor-executivo que coordenou o estudo.