5 jun 2007 - 11h09

Estudo identifica fatores que levam torcedor ao estádio

A Golden Goal Sports Venture, consultoria de gestão esportiva, sabe que grama verde é uma mina de dinheiro. Para ajudar empresas a faturar com o futebol, desenvolveu o estudo "É disso que o povo gosta", no qual analisou 36 edições do campeonato brasileiro. Foram 13 mil partidas de 1971 a 2006. A pesquisa identificou quais os fatores que levam um torcedor ao estádio.

Conversas de botequim foram confirmadas e, o mais importante, mensuradas com gráficos e estatísticas. Por exemplo, quando o torcedor desconfia que seu time irá perder, a média de público fica 20% menor. Mas quando as chances de vitória são maiores, a lotação sobe 18%.

O preço do ingresso é um fator importante, mas não decisivo. No começo do campeonato o torcedor pode deixar de ir ao estádio por causa do valor, mas no final ele vai sem dor no bolso. O preço médio do ingresso subiu 160% desde a década de 70. "As entidades, empresas, emissoras de TV vão poder entender o que leva um torcedor ao estádio e, então, desenhar um modelo que aumente a presença do público", explica Carlos Eduardo Caruso Ferreira, diretor-executivo que coordenou o estudo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…