11 jun 2007 - 20h07

Planejamento de Vadão não funcionou

Um dos grandes trunfos do técnico Oswaldo Alvarez para esta temporada era o planejamento elaborado pela comissão técnica no final do ano passado. Vadão foi contratado pelo Atlético em julho de 2006, depois de duas passagens pelo clube. Ele assumiu o posto de Givanildo Oliveira, que havia pedido demissão em virtude de atritos com o atacante Dagoberto. Na época, o time não atravessava uma boa fase e lutava para ficar distante da zona de rebaixamento. Vadão cumpriu a missão. O Furacão terminou o Brasileiro em 13º lugar e, de quebra, foi semifinalista da Copa Sul-Americana.

Depois de ter atuado para resolver os problemas enfrentados no curso da temporada, o treinador ganhou fôlego para o ano seguinte. Sua permanência no clube foi confirmada pela diretoria e ele teve tempo e condições para elaborar o planejamento do Atlético em 2007. Uma de suas idéias foi a de prolongar a pré-temporada do grupo principal e instituir um time B. Para isso, indicou o profissional Ivo Secchi para dirigir exclusivamente este grupo que disputaria alguns jogos do Campeonato Paranaense. A prioridade do grupo principal seria a Copa do Brasil.

Os equívocos do planejamento não tardaram a dar sinais. Em primeiro lugar, o time B não correspondeu às expectativas. Além de atuações pouco convicentes, a equipe também não serviu para revelar jogadores que pudessem ser aproveitados no restante do ano. O trabalho de Ivo Secchi também não foi digno de nota, tanto que acabou sendo liberado tão logo terminou o Campeonato Paranaense. Sob o comando de Vadão, o Atlético foi eliminado da Copa do Brasil e do Campeonato Paranaense. Os dois jogos decisivos foram realizados na Kyocera Arena, onde o Furacão possuía excelente retrospecto.

Resultados

Os benefícios da pré-temporada atleticana ainda não foram revelados à torcida. Por enquanto, a capacidade física dos jogadores rubro-negros não se mostrou superior à dos adversários. Ao longo do percurso irregular do Atlético neste ano, o planejamento foi alvo de críticas por parte da imprensa. Vadão as rebateu ainda em fevereiro. “O Internacional e o Atlético Paranaense tomaram a postura correta em utilizar duas equipes para preparar bem os jogadores. Deveríamos ser elogiados e não criticados", afirmou ele em entrevista ao site oficial do clube.

Coincidência ou não, o fato é que o Internacional também amargou resultados negativos neste início de ano. O time não chegou sequer à final do Campeonato Gaúcho e foi eliminado logo na primeira fase da Libertadores. Como conseqüência, o técnico Abel Braga foi demitido, alguns jogadores foram desligados e vários reforços foram contratados. Sinal de que o planejamento também não surtiu os efeitos desejados.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…