Santo Antonio para salvar o Atlético
O novo técnico do Atlético é um velho conhecido da torcida. Antonio Lopes, 66 anos, foi contratado para assumir o lugar que até esta segunda-feira era de Vadão. Esta será a sua terceira passagem pelo Furacão. Antes, ele trabalhou no clube nas temporadas de 2000 e 2005. Nas duas ocasiões, deixou o clube por vontade própria. Em 2000, aceitou um convite da CBF para supervisionar a Seleção Brasileira. Na última, trocou o Atlético pelo Corinthians e conduziu o time paulista ao título brasileiro daquele ano.
Antonio Lopes era um dos nomes mais cotados pela imprensa logo que a queda de Vadão foi anunciada, nesta tarde. Além dele, também foram mencionados os nomes de Geninho, Matosas e Tite, entre outros. A boa relação do treinador com a diretoria e sua experiência foram fatores que pesaram a seu favor. Na sua última passagem pelo Rubro-Negro, Lopes pegou um time desacreditado e conseguiu levar o Atlético à final da Copa Libertadores da América. Na ocasião, ele enfrentou forte resistência da torcida pelo fato de que havia acabado de deixar o Coritiba. Mas conseguiu reverter o quadro e deixou o time com aprovação.
Depois de comandar o Corinthians no título brasileiro de 2005, Antonio Lopes trabalhou ainda no Goiás e no Fluminense, mas sem sucesso. Está sem clube desde o ano passado, quando foi demitido pelo Flu. O primeiro contato da diretoria do Atlético com Lopes ocorreu na noite desta segunda-feira. O acerto foi rápido. A chegada do experiente treinador é um sinal de que a diretoria do clube não pretende fazer experiências. Lopes é conhecido por ser um treinador disciplinador e muito trabalhador.
Delegado
Delegado da Polícia Civil aposentado, Antonio Lopes é um dos mais experientes treinadores do futebol brasileiro em atividade. Gozador de enorme prestígio perante a CBF em função de sua atuação como supervisor técnico na Copa do Mundo de 2002, Lopes tem bom trânsito também com dirigentes dos clubes por onde passou.
O técnico é carioca e já dirigiu o Olaria, América-RJ, Vasco, seleção do Kuwait, Fluminense, Flamengo, Sport, Al Wasl-EAU, Portuguesa, Belenenses-POR, Internacional, Santos, Al Hilal-SAU, Cruzeiro, Cerro Porteño-PAR, Paraná Clube, Atlético e Grêmio. Foi também supervisor técnico da Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo de 2002. Além disso, foi campeão paranaense (96 e 2004), carioca (97, 98, 99 e 2003), brasileiro (97) e da Libertadores (98).
Lopes deverá chegar a Curitiba na terça ou quarta-feira e depois participará de uma reunião com a cúpula atleticana. Ele deverá comandar o Atlético já no jogo deste domingo, contra o Fluminense. Além de Lopes, o Atlético acertou a contratação de seu filho Antonio Lopes Júnior, que trabalhará como auxiliar técnico.