11 jun 2007 - 20h38

Santo Antonio para salvar o Atlético

O novo técnico do Atlético é um velho conhecido da torcida. Antonio Lopes, 66 anos, foi contratado para assumir o lugar que até esta segunda-feira era de Vadão. Esta será a sua terceira passagem pelo Furacão. Antes, ele trabalhou no clube nas temporadas de 2000 e 2005. Nas duas ocasiões, deixou o clube por vontade própria. Em 2000, aceitou um convite da CBF para supervisionar a Seleção Brasileira. Na última, trocou o Atlético pelo Corinthians e conduziu o time paulista ao título brasileiro daquele ano.

Antonio Lopes era um dos nomes mais cotados pela imprensa logo que a queda de Vadão foi anunciada, nesta tarde. Além dele, também foram mencionados os nomes de Geninho, Matosas e Tite, entre outros. A boa relação do treinador com a diretoria e sua experiência foram fatores que pesaram a seu favor. Na sua última passagem pelo Rubro-Negro, Lopes pegou um time desacreditado e conseguiu levar o Atlético à final da Copa Libertadores da América. Na ocasião, ele enfrentou forte resistência da torcida pelo fato de que havia acabado de deixar o Coritiba. Mas conseguiu reverter o quadro e deixou o time com aprovação.

Depois de comandar o Corinthians no título brasileiro de 2005, Antonio Lopes trabalhou ainda no Goiás e no Fluminense, mas sem sucesso. Está sem clube desde o ano passado, quando foi demitido pelo Flu. O primeiro contato da diretoria do Atlético com Lopes ocorreu na noite desta segunda-feira. O acerto foi rápido. A chegada do experiente treinador é um sinal de que a diretoria do clube não pretende fazer experiências. Lopes é conhecido por ser um treinador disciplinador e muito trabalhador.

Delegado

Delegado da Polícia Civil aposentado, Antonio Lopes é um dos mais experientes treinadores do futebol brasileiro em atividade. Gozador de enorme prestígio perante a CBF em função de sua atuação como supervisor técnico na Copa do Mundo de 2002, Lopes tem bom trânsito também com dirigentes dos clubes por onde passou.

O técnico é carioca e já dirigiu o Olaria, América-RJ, Vasco, seleção do Kuwait, Fluminense, Flamengo, Sport, Al Wasl-EAU, Portuguesa, Belenenses-POR, Internacional, Santos, Al Hilal-SAU, Cruzeiro, Cerro Porteño-PAR, Paraná Clube, Atlético e Grêmio. Foi também supervisor técnico da Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo de 2002. Além disso, foi campeão paranaense (96 e 2004), carioca (97, 98, 99 e 2003), brasileiro (97) e da Libertadores (98).

Lopes deverá chegar a Curitiba na terça ou quarta-feira e depois participará de uma reunião com a cúpula atleticana. Ele deverá comandar o Atlético já no jogo deste domingo, contra o Fluminense. Além de Lopes, o Atlético acertou a contratação de seu filho Antonio Lopes Júnior, que trabalhará como auxiliar técnico.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…