O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
13 jun 2007 - 15h21

Que tipo de torcedor voce é?

Nesses últimos anos vivemos diversas situações como torcedores. Fomos do inferno ao paraíso e vice-versa (e passamos bastante tempo no purgatório). Não sou psicólogo, mas fiz uma breve análise dos tipos de torcedores que encontramos, veja em qual padrão você se encaixa.

Torcedor pitbull: (ta cheio) Esse é aquele revoltado que se o time perde quer ir ao aeroporto brigar com não sei quem, chama aquele jogador em má fase de mercenário, o outro que perdeu gol é pipoqueiro, o que está machucado é chinelinho, o técnico é uma anta, e o presidente é um ladrão que não investe no clube e só guarda o dinheiro das vendas de jogadores em sua conta particular.

Torcedor de final: Aquele mais contido, brinca timidamente com os amigos do trabalho, sabe só o resultado do final de semana. Conforme o campeonato vai afunilando (qual treinador não adora essa expressão?), vai acompanhando mais e mais, começa a provocar os companheiros de trabalho, fala para a mulher não interromper durante as semifinais, e na final resolve até ir ao estádio para ver a festa de perto.

Torcedor apoiador: (ta faltando) Esse apóia na conquista de um título e na perda de um campeonato. Fica bravo quando o time sai derrotado, mas no dia seguinte compra o jornal logo cedo para ver qual é o próximo jogo, e mal vê a hora de chegar o dia de ligar sua TV ou ir para a Arena acompanhar e gritar pelo rubro negro. Os jogadores são todos craques, do 1 ao 11, o banco de reservas é melhor que o time titular do rival, a equipe dele é sempre a melhor do mundo! … Chamado de cego por muitos, ele só é um otimista, geralmente acha que o time vai levar tudo no ano, canta vitória para os amigos, acaba se decepcionando e ficando triste quando acontece uma eliminação como a da Copa do Brasil, e mal tem forças para chorar ou falar mal de algum jogador, até passar e começar tudo de novo…

Torcedor corneta: (ta cheio) É aquele torcedor pessimista, tudo está ruim e vai ficar pior. Se o time sai de um torneio ele é o primeiro a dizer “eu já sabia”. Xinga os jogadores; o que era craque há 3 meses já não serve para mais nada. O ídolo está falhando, o técnico não presta, a diretoria está de brincadeira, tudo está errado. Na Arena é facilmente visto, principalmente na reta GV inferior, pois é aquele que com dois/três passes errados se levanta e começa a reclamar aos berros, se alguém perde um gol ele quase tem um avc de tanta raiva, torce para que o jogador que ele odeia façar alguma coisa de errado para dizer “não falei, não falei que ele é grosso?”. … nas vitórias desaparece. Chega quase a torcer por nova derrota, para assim reaparecer e fazer suas profecias do apocalipse, mas que nada, no fundo é apenas um atleticano angustiado. Também pudera com o bombardeio de noticias negativas que a imprensa despeja na sua cabeça diariamente: Uma hora é o Onaireves que vai mandar o Petráglia pra cadeia; Outra é o coxa que vai construir uma mega arena e roubar a chance de sediar os jogos da copa; A Gazeta que insiste em falar do defunto Dagoberto que já nem joga mais por aqui; O pobre torcedor vive com os nervos em frangalhos, e o pior que é tudo noticia furada pra desestabilizar.

Torcedor geladeira: Calma, não é o pé-frio, esse é aquele que não comemora nada até ver com os próprios olhos o capitão do time erguendo a taça. Sempre muito contido, torce para que o time seja campeão, mas sabe que é impossível um time vencer e conquistar títulos sempre. É o torcedor frio que, três minutos depois de um jogo, independente do resultado, título ou eliminação, analisa o jogo em todos seus detalhes. Enquanto isso nós, meros mortais, estamos apenas começando a comemorar ou chorar.

Torcedor de radinho: É tão apaixonado quanto qualquer outro, mas odeia ir a estádios de futebol. Ele gosta do seu jeito de torcer, em casa fica seguro e pode acompanhar o jogo com mais atenção, tem todo seu ritual para assistir a peleja sozinho, além de conferir cada detalhe das partidas pela repetições e pelos comentários do rádio e TV, geralmente ligados ao mesmo tempo. Quando ele conseguiria isso em um estádio? Bastante criticado por vários tipos de torcedores, ele apenas gosta de um sossego e de não perder detalhes, cada um na sua.

Torcedor de arquibancada: Esse não perde um jogo, odeia ver o estádio vazio e na opinião dele quem não faz o mesmo não tem direito de cobrar o time. Rs… Chega cedo, come seu sanduba de pernil, toma sua cerveja e espera o jogo começar para gritar e incentivar o Rubro Negro, vaiar o adversário, xingar a mãe do juiz, elogiar os atributos das torcedoras lindas que passam pra lá e pra cá. É aquele que volta rouco independente da importância do jogo. Em jogos fora, o corpo está em casa assistindo o jogo pela TV, mas a alma vai para o estádio! Ele vê o jogo de pé, canta o hino do time, puxa alguns gritos insistindo para a esposa fazer coro com ele, xinga os vizinhos torcedores do outro time na janela a cada gol de seu time, solta rojão, comemora abraçando a televisão…

Enfim, somos todos torcedores diferentes, uns se encaixam perfeitamente em cada perfil, outros tem um pouco de cada. É difícil sair rotulando, mas o objetivo aqui é tentar pedir para que paremos de nos agredir gratuitamente. Somos todos Atleticanos que amam nosso time, cada um do seu jeito, mas todos com a mesma intensidade. Não têm essa de um é menos outro é mais torcedor, estamos todos no mesmo barco. Todos juntos pelo mesmo ideal de ver o Furacão sempre no topo, nos dando alegrias e conquistando títulos!



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…