13 jun 2007 - 18h54

Torcidas apóiam campanha de doação de sangue

Fonte: Agência Estadual de Notícias

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e as torcidas organizadas dos principais times de futebol de Curitiba, Império Alviverde (Coritiba), Os Fanáticos (Atlético) e Fúria Independente (Paraná Clube) homenageiam nesta quinta-feira (14) o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. O tema desta parceria é “Marque o gol da vida, doe sangue pela sua torcida” e tem como objetivo conscientizar os torcedores e a população em geral para a importância da doação de sangue.

Esse encontro entre integrantes de torcidas faz parte da proposta do Ministério da Saúde para o ano de 2007 que é de incentivar os serviços de hemoterapia públicos a promover ações de valorização ao doador voluntário de sangue e permitir o esclarecimento sobre as condições básicas de doação.

O secretário de Saúde, Cláudio Xavier, explica que estas parcerias mobilizam muitas pessoas e cria um sentimento solidário de ajuda a quem precisa. “Movimentos como este são importantes para suprir a necessidade de sangue. Diariamente os hospitais necessitam utilizar sangue em cirurgias e transfusões e as doações voluntárias permitem a continuação desse trabalho”.

Para suprir a necessidade dos hospitais conveniados ao Hemepar são necessários 150 doadores por dia. Nesta época do ano, devido às baixas temperaturas onde muitas pessoas ficam gripadas e impedidas de doar, as doações caem aproximadamente 30%. “Temos que contar com a colaboração das pessoas, pois o sangue é um componente que não pode ser produzido em laboratório e diariamente muitas pessoas necessitam dele para sobreviver”, conta o diretor do Hemepar, José Lucio dos Santos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, somente 2% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda que entre 3% e 5% deveriam ser doadoras. Das doações realizadas, apenas 25% são espontâneas e habituais.

De acordo com o presidente da torcida organizada Império Alviverde, Luiz Fernando Correa, esse evento é para chamar a atenção da população, torcedores e jogadores para a doação de sangue. “A pretensão é divulgar o dia internacional do doador e utilizar a mídia para convocar doadores”, explica. Correa conta ainda que a intenção é fazer a divulgação nos sites das torcidas também. Juntas elas possuem mais de 150 mil acessos.

O secretário geral da torcida organizada Os Fanáticos, Cristiano Roche, chama a atenção para um fator importante. Segundo ele, as pessoas só fazem a doação quando alguém amigo ou parente está necessitando. “A maioria das pessoas não tem conhecimento da importância da doação até que alguém próximo esteja precisando. A doação de sangue tem que ser voluntária, pois muitas pessoas necessitam de sangue todos os dias”, disse.

O vice-presidente da torcida Fúria Independente, João Luiz de Carvalho, conta que a torcida está à disposição para eventos como esse mostrando que é importante o engajamento social da população. “A participação de todos é importante para que consigamos fazer uma corrente positiva para a campanha. Sempre existe alguém precisando de sangue”.

Doações

De acordo com o Hemepar, os doadores devem seguir algumas orientações.

• Devem ter entre 18 e 65 anos.
• Estar em boas condições de saúde.
• Vir alimentado, evitando alimentação pesada.
• Homens podem doar a cada 60 dias, mulheres a cada 90 dias.
• Apresentar documento oficial de identificação com foto.

A rede possui 24 unidades localizadas estrategicamente em todo Estado. O Hemocentro coordenador, em Curitiba, três regionais em Londrina Maringá e Cascavel, seis hemonúcleos em Guarapuava, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Campo Mourão e Foz do Iguaçu, além de 14 unidades de coleta e transfusão, em Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Telêmaco Borba, União da Vitória, Palmas, Pato Branco, Goioerê, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo, Ivaiporã, Cianorte e Umuarama.

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV. Disque Sangue: 3262-7676 ou 0800.6454555.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…