Lopes volta para entrar na história
Definitivamente, Antonio Lopes quer entrar na história do Clube Atlético Paranaense. Em sua terceira passagem no clube, Lopes veio com metas ambiciosas, querendo elevar o nome do Atlético no cenário nacional e internacional. E para isso, no dia de sua apresentação oficial no CT do Caju, o treinador prometeu título e levar novamente o Atlético à Libertadores da América competição que em 2005 o Rubro-negro, sob o comando de Antonio Lopes, foi vice-campeão.
O cartão de visitas de Lopes foi dado nesta quarta-feira, com metas aparentemente ambiciosas para um time que sequer chegou à final do Campeonato Paranaense e foi desclassificado nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Lopes quer terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados (e, com isso, classificar o Atlético para a quarta Libertadores da América de sua história) e levar o Furacão ao seu primeiro título internacional, na Copa Sul-Americana.
"Nós temos um elenco bom, me causou boa impressão. Já conheço boa parte do grupo de jogadores, trabalhamos juntos em 2005 e tivemos êxito na Libertadores. Com certeza temos condições de brigar por uma vaga na Libertadores este ano", afirmou o treinador, que nesta quarta-feira foi apresentado no CT do Caju.
Se conseguir atingir essa meta, Lopes entrará para a história do Atlético, conduzindo o clube para uma de suas melhores campanhas no Brasileiro. Afinal, terminar a competição entre os quatro primeiros lugares significará a quarta melhor campanha do Atlético no Brasileirão. Até aqui, as três melhores campanhas do Rubro-negro são o título em 2001, o vice-campeonato (em 2004) e o 4º lugar, no Brasileiro de 1983. Nas outras 24 participações atleticanas na primeira divisão do Brasileiro, o clube terminou em posições inferiores aos quatro primeiros lugares.
Além da classificação para a Libertadores 2008, Antonio Lopes pretende novamente levar o Atlético a ter sucesso em uma competição internacional em 2005, ele comandou o time vice-campeão da Libertadores. Para isso, a Copa Sul-Americana, competição que o Furacão disputa no segundo semestre, é prioridade. "Temos a Sul-Americana e podemos chegar lá, é um título inédito e marcaria muito e o Brasileiro temos condições de brigar pela Libertadores. Esse é o primeiro objetivo, os clubes partem disso e depois disputar o título", disse. O Atlético estréia na Sul-Americana em agosto, enfrentando o Vasco da Gama na primeira fase.