17 jun 2007 - 11h42

Assista a imagens da Baixada em 1949

Uma preciosidade está circulando na Internet há alguns dias. Trata-se de um filme de 1949 com imagens de um jogo do Atlético no antigo Estádio Joaquim Américo. O vídeo foi restaurado pelo colecionador Harry Luhm e publicado no YouTube há uma semana por um torcedor atleticano identificado pelo nome de pfeuer. As imagens começaram a circular no Fórum Furacao.com e na comunidade Atlético Paranaense, no orkut.

O vídeo mostra trechos de um jogo contra o Coritiba no histórico ano de 1949. Naquela temporada, o Atlético foi campeão paranaense com uma campanha brilhante. Foi neste ano que o time recebeu o apelido de Furacão, depois herdado pelo clube. O Furacão, que já havia conquistado o título estadual por antecipação, venceu o clássico contra o Coxa por 3 a 2. O interessante do registro histórico é perceber algumas características do futebol há seis décadas.

Para começar, o Joaquim Américo estava lotado. Os torcedores ficavam em pé, separados do campo por uma pequena cerca. A maioria trajava roupas sociais, com direito a terno, gravata e chapéu. A narração informa que antes do jogo houve recolhimento de doação para os flagelados de enchentes em Minas Gerais. Nas cercanias da Baixada, todos os espaços foram ocupados por automóveis dos torcedores. Confira o vídeo histórico:



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…