O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
18 jun 2007 - 22h49

Torcida do Atlético: do mito à decepção

Há algum tempo venho lendo os textos publicados na coluna ‘Fala Atleticano’ à respeito da pequena adesão ao Plano Sócio Furacão, e, confesso, não consigo concordar com os motivos aduzidos para justificar essa referida pequena adesão.

Ora tem sido alegado que o motivo da baixa adesão é o ruim futebol apresentado nos últimos anos, ora é o preço cobrado para aderir ao Plano de Sócio Furacão, ora é a alegação de que o referido plano de sócio não traria razoáveis benefícios ao torcedor aderente, bem como que alguns sócios estariam sofrendo com alguns problemas com os serviços prestados, sobretudo, na entregue dos ingressos.

Entretanto, não tenho dúvida alguma de os motivos acima citados não são, em absoluto, justificativa para a baixa adesão ao Plano Sócio Furacão, senão a verdadeira falta de fidelidade e comprometimento do torcedor atleticano.

É inquestionável que o Clube Atlético Paranaense vem deixando a desejar nos últimos campeonatos de quem vêm participando. Todavia, não podemos esquecer que, não faz muito tempo, o CAP sagrou-se campeão brasileiro de 2001, foi vice-campeão brasileiro de 2004, vice – campeão da Libertadores de 2005, e semi-finalista da Copa Sul-Americana de 2006 (a melhor colocação de um clube brasileiro – e ainda tem torcedor que achou uma vergonha a campanha do nosso time), ao mesmo tempo em que vem investido fortemente em patrimônio, infra-estrutura. O torcedor atleticano mais antigo há de reconhecer que avançamos enormemente no cenário nacional, isso é indiscutível!

Recentemente estive na Argentina a passeio, e quando ao abastecer o carro o frentista viu que a placa do carro era de Curitiba – Brasil, logo soltou “Furacão”? Me senti orgulhoso de ser torcedor do Atlético Paranaense, porque descobri logo em seguida que o tal frentista era torcedor do River Plate, e no mesmo momento eu me lembrei como era um sonho distante, até então, o Atlético simplesmente jogar contra o River, o que dirá ganhar e em pleno Monumental de Nuñez…).

Só os clubes paulistas, de ponta do futebol brasileiro, vem conseguindo ter um desempenho regular realmente superior ao Clube Atlético Paranaense, como por exemplo o São Paulo, o Santos. O Grêmio, se disputa atualmente a final da Copa Libertadores, nós também a disputamos em 2005, porém, não precisamos amargar uma recente segunda-divisão nacional. O Internacional, antes de conquistar a Tríplice Coroa não disputava um título nacional há décadas, e, não faz muito tempo, livrou-se de ser rebaixado à segunda divisão nacional na última rodada!

De outro lado, não podemos esquecer que esses clubes já possuem uma grande estrutura há muito mais tempo que o Atlético, sem contar que possuem fontes de receitas muito maiores que a nossa. Mas, mesmo apesar disso, e, graças aos investimentos que tem sido feito pela atual administração do Clube, estamos conseguindo rivalizar com esses clubes, coisa que, num passado não muito distante, era apenas sonho!. É só olharmos para o Coritiba que nos daremos conta da diferença abissal que, atualmente, existe entre esses clubes.

É óbvio que podemos mais, mas não podemos ignorar as conquistas e o muito que foi avançado até o momento, e mais, sabemos que o nosso potencial para evoluir é muito grande, potencial este que é reconhecido nacionalmente, mas, infelizmente, parece que a torcida atleticana é a única que não dá o mesmo devido valor.

É estranho, mas ao invés de criticarmos aqueles que nada fizeram, estamos pondo na fogueira aqueles que com erros e acertos nos colocaram em uma posição que todos nós sonhávamos, ou não?

No que se refere ao Plano Sócio Furacão especificamente, não concordo com a crítica de que o valor cobrado é alto. Ora, se considerarmos a quantidade de jogos que o Clube Atlético Paranaense poderá disputar ao longo do ano, nos vários campeonatos de que disputa concluiremos, ao final, que o valor do ingresso unitário ficará reduzido a um valor bastante razoável.

Além disso, há o direito de participar das futuras eleições do clube, ter lugar reservado na Arena e ainda participações de promoções realizadas pelo Clube. Eu mesmo, fui sorteado, juntamente com outros quatro sócios, a participar dos bastidores do jogo do Atlético x Santos, entrar no gramado antes do jogo, e receber de presente a camisa comemorativa do jogo de despedida do Paulo Rink, autografada pelo jogador.

Pode parecer pouco, mas, para o torcedor apaixonado pelo Atlético, que antes era obrigado a assistir jogos do time na Vila Capanema, no Couto Pereira ou no Pinheirão, ser presenteado com a participação no bastidor de um grande jogo, na majestosa Arena, é a certeza da enorme e indiscutível evolução do clube, bem como de sentir-se respeitado como Sócio do Furacão.

Aqueles que reclamam que o Sócio Furacão não tem benefícios pretendem o que? Que o clube lhes proporcione uma viagem turística há algum lugar paradisíaco, com acompanhante e tudo pago? Por um acaso esses torcedores perguntaram aos sócios dos outros clubes que benefícios eles recebem? Tenho certeza que nada muito diferente do que o Atlético proporciona.

Nesse momento entro no cerne da questão que me causa indignação, que é a pequena adesão da torcida ao Plano Sócio Furacão. O torcedor atleticano está se tornando exigente demais, nunca se sentindo satisfeito com que o clube proporciona, deixando de reconhecer a grande evolução, em todos os sentidos, vivida pelo Atlético desde 1995….

O torcedor do Atlético tem motivos de sobra para ser sócio do Furacão, e só não é por falta de verdadeiro comprometimento com a história do Clube, comprometimento com a sua paixão mesmo. Vindo para o trabalho no dia de hoje (18.06.2007) ouvi na rádio Band News que o Grêmio possui mais de 40 (quarenta) mil sócios, razão pela qual poucos ingressos foram colocados à venda para a final da Libertadores.

É importante destacar que esse número de sócios foi obtido após o retorno da primeira divisão, antes, portanto desse campanha vitoriosa na Libertadores. O mesmo acontece com o Internacional, que também possui essa mesma quantidade de sócios, antes mesmo de ter obtido destaque na Libertadores.

E porquê disso?. Só posso entender como comprometimento da torcida com a sua paixão, fidelidade ao Clube. Enquanto os outros torcedores associam-se aos seus times, a nossa torcida fica exigindo, exigindo e reclamando, mas não faz a sua parte, não se associa ao clube…

Nós temos muito mais razões favoráveis, do que negativas, para se associar ao Clube. O Atlético é reconhecido nacionalmente com uma grande potência do futebol nacional. Nenhum clube brasileiro viveu uma transformação tão grande, em tão pouco tempo, como o Atlético viveu…Será que isso não é o bastante? Será que nos esquecemos da realidade que vivíamos anteriormente, antes da transformação do clube.. E mais, há a real possibilidade da Arena ser concluída brevemente, e, ainda, ser uma das sedes da Copa-2014 e ainda assim reclamamos?

O que o torcedor do Atlético quer para ser sócio furacão? Que o Clube tenha um time recheado de estrelas? Que conquiste os títulos de todos os campeonatos que participe? Isso eu também quero! Por isso ao invés de reclamar e só exigir, e faço a minha parte, sou Sócio Furacão porque, acima de tudo, sou fiel ao Clube Atlético Paranaense, eu sou grato a toda transformação vivida por ele.

Será que ao invés de estar na concepção do Plano Sócio Furacão o problema, a questão não esteja no fato de que o número de torcedores apaixonados e fiéis ao Atlético não seja esse mesmo, os sempre 3.500 (três mil e quinhentos) torcedores, o mesmo número que sempre aderiu aos pacotes?

Obviamente que existem muitos torcedores que querem mas, infelizmente não podem se associar por questões financeiras, mas a este respeito a diretoria do Atlético já estudando uma forma de incluir esses torcedores.

Mas esse texto é, sobretudo, para aqueles que podem e ainda não se associaram e que são, com certeza, muito mais dos que os atuais 3.500 torcedores.

Por isso tudo, a minha conclusão é que a parte da torcida do Atlético que pode financeiramente associar-se ao Clube Atlético Paranaense não é tão comprometida com o clube quanto o desejado, porque, quem ama, quem se apaixona, se compromete, do contrário está somente enganando.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…