19 jun 2007 - 0h08

Vestibular do Professor Lopes

A Furacao.com cantou a bola. Poucas horas depois do anúncio da contratação de Antonio Lopes, o site afirmou que uma das primeiras conseqüências da mudança do comando técnico rubro-negro deveria ser o enxugamento do elenco. A reportagem recordou uma declaração de Lopes em 2005 na qual o técnico dizia ser impossível obter bons resultados trabalhando com um grupo de 40 jogadores – o elenco do Atlético conta hoje com 41 atletas. Nesta segunda-feira, durante sua participação no programa Turma do Bate-Papo (Rádio Clube B2), Lopes afirmou que o grupo principal do Atlético será reduzido a cerca de 30 profissionais.

A organização do elenco atleticano será dividida em duas partes. Primeiro, Lopes avaliará os jogadores atualmente disponíveis no clube. Aqueles que não se saírem bem nos treinamentos serão afastados. Depois, o técnico conversará com a diretoria sobre a eventual necessidade de contratação de reforços. "A gente ainda está em fase de análise do grupo. Eu conheço metade do grupo, mas a outra metade eu não conheço. Estamos com cerca de 40 jogadores e eu já fiz um planejamento para esta análise que vamos fazer", afirmou Lopes, revelando a criação de um "vestibular" para os jogadores atleticanos. "Fizemos hoje (segunda-feira) um coletivo e eu coloquei para os jogadores que fizemos um planejamento que começou hoje e vai até quarta-feira da semana que vem para que eu pudesse dar oportunidade a todos os jogadores, principalmente os que eu não conheço", explicou o técnico.

Neste período de dez dias, o Furacão disputará dois amistosos e Lopes pretende realizar uma série de treinos coletivos para melhor observar a condição técnica dos atletas. "Já programamos um jogo-treino contra o Iraty para quarta-feira e na outra terça-feira outro contra o Joinville. Então, nesse espaço de tempo, nos coletivos e nesses dois jogos, eu vou ter condições de analisar esse pessoal todo para ver quem pode prosseguir comigo e quem não pode", informou Lopes, que conduzirá as avaliações juntamente com os demais integrantes da comissão técnica. "Eu quero trabalhar com 30 jogadores. Então, praticamente uns dez serão liberados ou eu vou fazer um segundo grupo e teremos ali uma comissão técnica para trabalhar com esses jogadores", completou.

Carências

Mesmo no primeiro dia de seu "vestibular", Antonio Lopes já é capaz de afirmar que o elenco precisará de reforços. "Aí sim, depois desses treinos, nós vamos ver as carências. Mas nesses cinco dias de trabalho eu já sei as carências que o time tem, aquelas que são latentes, que saltam aos olhos e que vocês também já sabem. Eu já detectei, mas ainda não apontei para a diretoria quais são essas carências", revelou o técnico aos participantes da Turma do Bate-Papo.

Na entrevista coletiva concedida logo após o jogo contra o Fluminense, o treinador atleticano já havia falado sobre a questão, preferindo não falar sobre as posições carentes. "A gente tem carências, mas não adianta eu falar publicamente. A gente vai procurar no grupo jogadores (alguém) que eu possa colocar no time e suprir essas carências, esse problema de parte técnica e até de parte tática, que precisamos melhorar", comentou Lopes no domingo.

Posições

Apesar de Antonio Lopes ter evitado mencionar quais são as posições do elenco que precisam de reforços, é possível imaginar a avaliação do treinador. Durante a coletiva, Lopes elogiou o sistema defensivo. Fez menção expressa aos jogadores Danilo, João Leonardo, Erandir, Alan Bahia e André Rocha. Portanto, é de se supor que esteja satisfeito com os zagueiros e os volantes.

Restariam então, nas posições de linha, as laterais, o meio-campo ofensivo e o ataque. Alex Mineiro é reconhecidamente um dos melhores atacantes do país e Denis Marques fez uma de suas melhores partidas nos últimos jogos. Os dois não foram substituídos por Lopes durante o primeiro jogo. Assim, é provável que o ataque também não seja uma das preocupações neste momento.

O técnico fez modificações na lateral-esquerda e na posição de meia-armador. Durante a coletiva, afirmou que Edno treinou bem e fez muitos gols nos coletivos, mas acabou sacando o jogador logo no início do segundo tempo – dando a entender que o jogador não correspondeu no jogo às expectativas criadas durante a semana. Outra deficiência do elenco poderia ser na lateral-direita, pois Jancarlos não atravessa um bom momento. Porém, é um dos jogadores de confiança de Lopes, que conta ainda com Nei para a posição caso o titular não suba de produção.

Finalmente, a função de meia ofensivo parece ser a mais preocupante no presente momento. O Delegado deixou escapar que escalou Tiago sem muita convicção, em virtude da ausência de jogadores para a posição, e que o desempenho do meia chegou a surpreendê-lo. "Ele entrou por necessidade. Eu estava procurando um meia que pudesse trabalhar na criatividade da equipe, que eu não tinha. Pensei no Netinho até, mas queria outro meia ali. Tivemos a impossibilidade de contar com o Netinho e eu vislumbrei ali no Tiago um jogador que tivesse condições de trabalhar bem ali no meio", contou Lopes. Com a contusão de Tiago, o técnico mandou a campo Evandro, mas reconheceu que o jovem meia não vive uma boa fase.

A hipótese de que a posição que preocupa Lopes é o meio-campo é reforçada pela declaração do treinador de que estas carências "saltam aos olhos" e de que todos "já sabem" quais são. Em enquete promovida neste momento pela Furacao.com, 45,3% dos torcedores apontaram que o setor mais deficiente do elenco é justamente o "meio-campo ofensivo".



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…