24 jun 2007 - 0h02

Arena da Baixada completa oito anos

O novo estádio do Atlético Paranaense completa oito anos neste domingo. A Arena da Baixada, também conhecida por Caldeirão, foi demolida em 1997 e, em dezembro do mesmo ano, iniciaram-se as obras. Dezoito meses depois, a primeira etapa estava concluída e apta a receber uma partida. Ela ocorreu no dia 24 de junho de 1999, quando o Furacão enfrentou em jogo amistoso a equipe do Cerro Porteño, do Paraguai, e venceu por 2 a 1. Lucas e Vanin marcaram para os paranaenses e Gauchinho, que depois chegou a jogar pelo Rubro-negro, descontou para o time paraguaio.

Presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia declarou que aquele foi o dia mais feliz de sua vida no Atlético. "O momento em que eu mais me emocionei, mais vibrei e senti o coração mais apertado foi no dia 24 de junho de 1999, quando nós inauguramos a nossa querida Arena da Baixada. Aquele dia foi o dia em que maior alegria eu tive, em que o coração realmente apertou com muita força", afirmou recentemente em entrevista.

Desde a inauguração da Arena, o Atlético jogou 261 vezes no estádio, com 164 vitórias, 56 empates, 41 derrotas e um aproveitamento de 70%. O recorde de público aconteceu em 2001, quando o Furacão recebeu o São Caetano no dia 16 de dezembro. O Rubro-negro venceu por 4 a 2, em jogo válido pela primeira partida da final do Campeonato Brasileiro. O público foi de 31.700 pagantes. Na semana seguinte, o Atlético conquistou a competição pela primeira vez na história.

Em 2005, o Rubro-negro foi o primeiro clube brasileiro a assinar contrato de naming rights. Com isso, o estádio tornou-se a Kyocera Arena. Atualmente, ela tem capacidade para receber 23 mil torcedores e é considerada dos mais modernos estádios brasileiros. O projeto de conclusão, que prevê a ampliação para 40 mil torcedores, será apresentado, segundo o diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann, até o final de julho.
Este ano, o projeto da Arena ganhou seu maior reconhecimento, com o estádio sendo o escolhido pelo governo do estado para representar o estado do Paraná na disputa por uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Clique aqui e conheça a sessão especial sobre a Kyocera Arena, produzida pela Furacao.com. No site, você pode ainda visitar as estatísticas atualizadas sobre o estádio atleticano.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…