“Fanáticos”
Fanático era o meu falecido Pai, conhecido por Onha, que nunca se incomodou de ajudar, verdadeiramente, o Atlético Paranaense.
Na velha Baixada distribuía papel picado, talco e serpentina em milhares de quilos sem nunca cobrar nada do seu time do coração ou de qualquer torcedor, distribuía, gratuitamente, para ele tudo era uma festa só, era o Atlético que estava em campo. Mandava fazer enormes bandeiras e viajava com os filhos para onde o clube fosse jogar. Nunca vaiou o seu time por pior que jogasse. Nunca jogou nada em campo, seja um único copo de plástico. A Fanáticos (e que se inclua aí uns e outros, também), ao invés de apoiar o nosso grande presidente e o nosso clube jogam contra. O que era o Atlético antes dele, antes do Petráglia? Nadan.
A Fanáticos não é dona do clube. Se vocês querem prerrogativas então todos os torcedores também merecem, porque todo atleticano é um fanático por natureza. Afinal, vocês são uma torcida organizada, com sede própria etc. Vendem bebidas, carteiras de sócio, camisetas, chaveiros e uma porção de coisas ligadas ao Atlético, a esta grande paixão e ainda cobram nas viagens. Pelo certo e pelo Atlético vocês não revertem nada para o clube, mesmo usurpando o seu nome e a sua força. Diferentemente, dos fãs-clubes que possuem uma identidade com o CAP. Paguem como todos pagam, como os fãs-clubes pagam. O Atlético é perene, vocês não. E mais, a Fanáticos não será a primeira (como não o é) e nem última (ou provavelmente a última) torcida organizada que o CAP terá através dos tempos. Faturam em cima do Atlético. Contra o Dallas, então, foi piada. Coisa burra de se ver, própria de ignorantes. De pessoas que ignoram o que tem sido feito pelo clube. Virar de costas para o time, vaiar um hino nacional de um visitante como se fossem iraquianos ou coisa que o valha. Podem parar!
Quando é que vocês vão entender que o Atlético é maior que a Fanáticos? Que são vocês que devem se curvar para o Atlético e não o oposto? Que são vocês que devem para o clube e não ao contrário?
Definitivamente, vocês não são atleticanos.