28 jun 2007 - 20h48

Veja como funcionarão os smart cards

O Atlético está lançando neste mês os smart cards para uso dos sócios. Esses cartões substituirão os tradicionais ingressos para acesso à Kyocera Arena. Cada sócio receberá um cartão individual e personalizado, que deverá ser utilizado ao longo da temporada. Através de um sistema eletrônico, o smart card será "carregado" com informação para liberar o acesso nas catracas da Arena para os jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.

De acordo com informações do site oficial do Atlético, o smart card rubro-negro adota a tecnologia RFID. "O setor pioneiro na utilização dos Smart Cards sem contato foi o de transporte público, usando em grandes metrópoles como São Paulo e Londres, abrangendo um público estimado de 20 milhões de usuários", informou o público.

RFID é a abreviação para Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência. Atualmente, esta tecnologia é utilizada em diversos setores. A Prefeitura de Londres lançou em 2003 o "Oyster Card", um cartão muito parecido com o que será usado pelos atleticanos a partir dos próximos dias. Na capital londrina, este cartão é usado para acesso aos metrôs e aos ônibus. O passageiro adquire o cartão, compra o número de "passes" que desejar ou então insere determinada quantidade em dinheiro.

Para ter acesso ao transporte público, é muito simples. Basta aproximar o cartão de um leitor instalado na catraca e aguardar o sinal para passar. O sistema tem um alcance de 8 cm. Isso significa que não é necessário encostar o cartão na máquina e sequer retirar da carteira. Basta aproximá-lo o suficiente do leitor e aguardar a liberação. O Oyster Card é um sucesso absoluto em Londres. Mais de 10 milhões de cartões foram vendidos e 80% do sistema de transporte da cidade está preparado para sua utilização.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…