28 jun 2007 - 20h48

Veja como funcionarão os smart cards

O Atlético está lançando neste mês os smart cards para uso dos sócios. Esses cartões substituirão os tradicionais ingressos para acesso à Kyocera Arena. Cada sócio receberá um cartão individual e personalizado, que deverá ser utilizado ao longo da temporada. Através de um sistema eletrônico, o smart card será "carregado" com informação para liberar o acesso nas catracas da Arena para os jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.

De acordo com informações do site oficial do Atlético, o smart card rubro-negro adota a tecnologia RFID. "O setor pioneiro na utilização dos Smart Cards sem contato foi o de transporte público, usando em grandes metrópoles como São Paulo e Londres, abrangendo um público estimado de 20 milhões de usuários", informou o público.

RFID é a abreviação para Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência. Atualmente, esta tecnologia é utilizada em diversos setores. A Prefeitura de Londres lançou em 2003 o "Oyster Card", um cartão muito parecido com o que será usado pelos atleticanos a partir dos próximos dias. Na capital londrina, este cartão é usado para acesso aos metrôs e aos ônibus. O passageiro adquire o cartão, compra o número de "passes" que desejar ou então insere determinada quantidade em dinheiro.

Para ter acesso ao transporte público, é muito simples. Basta aproximar o cartão de um leitor instalado na catraca e aguardar o sinal para passar. O sistema tem um alcance de 8 cm. Isso significa que não é necessário encostar o cartão na máquina e sequer retirar da carteira. Basta aproximá-lo o suficiente do leitor e aguardar a liberação. O Oyster Card é um sucesso absoluto em Londres. Mais de 10 milhões de cartões foram vendidos e 80% do sistema de transporte da cidade está preparado para sua utilização.



Últimas Notícias

Notícias

Jogador de meio tempo ?

Contratado no mês de maio Mais precisamente no dia 22/05. O meia David Terans foi anunciado como o novo reforço do Athletico. O jogador pertencia ao…

Notícias|Opinião

Arquibancada

Quem me conhece há mais tempo já me ouviu dizer que “a arquibancada é que é o meu lugar”. Para além do sentido literal, do…