28 jun 2007 - 20h48

Veja como funcionarão os smart cards

O Atlético está lançando neste mês os smart cards para uso dos sócios. Esses cartões substituirão os tradicionais ingressos para acesso à Kyocera Arena. Cada sócio receberá um cartão individual e personalizado, que deverá ser utilizado ao longo da temporada. Através de um sistema eletrônico, o smart card será "carregado" com informação para liberar o acesso nas catracas da Arena para os jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.

De acordo com informações do site oficial do Atlético, o smart card rubro-negro adota a tecnologia RFID. "O setor pioneiro na utilização dos Smart Cards sem contato foi o de transporte público, usando em grandes metrópoles como São Paulo e Londres, abrangendo um público estimado de 20 milhões de usuários", informou o público.

RFID é a abreviação para Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência. Atualmente, esta tecnologia é utilizada em diversos setores. A Prefeitura de Londres lançou em 2003 o "Oyster Card", um cartão muito parecido com o que será usado pelos atleticanos a partir dos próximos dias. Na capital londrina, este cartão é usado para acesso aos metrôs e aos ônibus. O passageiro adquire o cartão, compra o número de "passes" que desejar ou então insere determinada quantidade em dinheiro.

Para ter acesso ao transporte público, é muito simples. Basta aproximar o cartão de um leitor instalado na catraca e aguardar o sinal para passar. O sistema tem um alcance de 8 cm. Isso significa que não é necessário encostar o cartão na máquina e sequer retirar da carteira. Basta aproximá-lo o suficiente do leitor e aguardar a liberação. O Oyster Card é um sucesso absoluto em Londres. Mais de 10 milhões de cartões foram vendidos e 80% do sistema de transporte da cidade está preparado para sua utilização.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…