25 jul 2007 - 23h18

Gol de empate surgiu após erro do árbitro

O segundo gol do Cruzeiro no empate por 2 a 2 com o Atlético na noite desta quarta-feira surgiu após um erro do árbitro Lourival Dias Lima Filho, de 45 anos, da Federação Baiana de Futebol. Ele deixou de observar a regra 15 do futebol, que dispõe sobre o arremesso lateral.

Após cobrança de escanteio do Cruzeiro, Pedro Oldoni fez o corte para lateral. A bola saiu na metade do campo de defesa do Atlético – quase na risca do meio-campo. O jogador do Cruzeiro cobrou o lateral bem longe, próximo da bandeirinha de escanteio, a vários metros de distância de onde a bola ultrapassou a linha lateral. Surpreendentemente, o árbitro Lourival Dias Lima Filho deixou o lance seguir. Pelas leis que regem o futebol (regra 15), o arremesso lateral tem de ser cobrado o mais próximo do ponto onde a bola saiu. A distância de vários metros acabou pegando a defesa do Atlético de surpresa. Fernandinho ganhou a disputa com Ferreira na linha de fundo e cruzou. Mais uma vez, a zaga do Atlético sofreu um gol de cabeça. Nenê subiu e escorou, para a incredulidade da torcida atleticana.

Confira o que diz o livro de regras de futebol da FIFA, traduzido para a língua portuguesa pela CBF:

REGRA 15 – O ARREMESSO LATERAL

Um arremesso lateral é uma forma de reiniciar o jogo.

Um gol não pode ser marcado diretamente de um arremesso lateral.

Um arremesso lateral é concedido:

· quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral, seja por terra ou pelo ar

· do lugar onde ultrapassou a linha lateral

· aos adversários do jogador que tocou por último na bola

Lamentavelmente, o árbitro Lourival Dias Lima deixou de cumprir a regra que consta do caderno de regras da FIFA e que determina que o arremesso lateral deve ser efetuado do lugar onde ultrapassou a linha lateral.

No lance do Cruzeiro, o descumprimento desta regra causou enorme prejuízo ao Atlético. Todos os jogadores de defesa esperavam que a cobrança fosse efetuada no lugar onde a bola saiu ou ao menos em um ponto aproximado. Ao efetuar o arremesso a vários metros de distância (e bem próximo à linha de fundo), o Cruzeiro obteve grande vantagem para chegar ao gol, uma vez que os atleticanos jamais poderiam imaginar um equívoco tão grande da arbitragem.



Últimas Notícias

Brasileiro

Libertadores, estamos chegando!

Na Arena da Baixada, o Athletico enfrentou o Botafogo pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Dependendo somente das suas forças para garantir presença…