30 jul 2007 - 11h50

Petraglia e o futuro atleticano

A semana começou agitada para o presidente Mário Celso Petraglia. Depois de um longo período "fora do ar", o dirigente atleticano conversou com a Tribuna do Paraná na manhã deste domingo. Segundo a reportagem, o "bate-papo foi franco, aberto, em que entrevistado e entrevistador abonaram regras". Polêmico, Petraglia garantiu que é muito difícil que o rubro-negro caia para a segunda divisão em 2008, prometeu fortalecer a marca Paranaense e também afirmou que a Arena da Baixada ser finalizada até 2010.

Confira os principais tópicos abordados – e clique aqui para ler a matéria completa no portal Paraná-Online.

Mudança de nome?

O domínio do site oficial do Atlético já passou a ser "caparanaense.com". Os smart-cards estampam "C.A. Paranaense". E é justamente essa marca que Mário Celso Petraglia quer dar ao Furacão. "Vá na Argentina e chame o River Plate de Atlético. Ou o Boca Juniors. É uma coisa que vem de fora pra dentro. Vamos ver isso de novo agora na Sul-Americana. Somos conhecidos lá fora como Paranaense. Não tem jeito. Atlético é um adjetivo. E se fosse Clube de Futebol Paranaense?", disse à Tribuna.

O nome parece não agradar aos torcedores. São quase diárias as opiniões de torcedores em listas de discussão, orkut, e no Fórum Furacao.com reprovando a idéia.

Arena da Baixada

O terreno que antes era ocupado pelo Colégio Expoente já está quase pronto para o início das obras de finalização da Arena da Baixada. O projeto de conclusão deve ser apresentado nos próximos dias. Petraglia não garante na entrevista, mas os Jogos Panamericanos e o atraso da maquete que veio do Uruguai estragaram os planos iniciais da diretoria.

"A Arena será o primeiro estádio do País sem fosso ou alambrado, nos moldes dos europeus, utilizados nos últimos Mundiais. ‘É exigência da Fifa. Não tem como escapar’, afirma. Agora, imagine um Atletiba, estádio lotado, Fanáticos e Império presentes, e nada separando os torcedores do campo. ‘Não sei. É um problema de segurança pública. Os engenheiros ligam a toda hora pra saber o que fazer, se deixam um lugar diferenciado para as torcidas organizadas. Mas não posso conceber isso. Mudar um projeto grandioso, seguindo recomendações internacionais, por causa de torcedores organizados’. Até 2010 a Arena deve estar concluída."

Sócios

Petraglia voltou a criticar a torcida pela falta de apoio. Pouco mais de 3 mil atleticanos se associaram ao clube desde o começo do ano. "É uma questão cultural. No Brasil vende-se a idéia de que o futebol é um bem cultural, que tem que ser de graça. O torcedor bate no peito, diz que é atleticano, que quer time, mas faz o que pra ajudar? O atleticano é uma falácia!"

Dono e futuro

O dirigente atleticano chegou a afirmar que no momento é, sim, o dono atual do clube. "Eu estou dono do Atlético".

Sobre o futuro, garante ter 99% de chances de deixar a presidência quando a Arena for finalizada. "Hoje, é 99% de certeza que eu deixo o Atlético depois de cumprir esta promessa."

Hoje, às 17h, Mário Celso Petraglia vai conceder uma entrevista na Rádio Banda B. A expectativa da torcida é a de que ele possa marcar a data de apresentação do projeto de finalização da Arena.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…