31 jul 2007 - 20h49

CBF formaliza candidatura a sede de 2014

Agora é oficial, o Brasil é candidato à Copa do Mundo de 2014. Na manhã desta terça-feira, tarde em Zurique, na Suíça, local da sede da Fifa, a delegação brasileira capitaneada por Ricardo Teixeira, presidente da CBF, apresentou para a máxima entidade do futebol o dossiê com as informações sobre como pretende organizar o Mundial.

Acompanhado dos dois ‘embaixadores’, o atacante Romário, e o escritor Paulo Coelho, Teixeira entregou o documento a Joseph Blatter, presidente da Fifa, que anunciou que uma equipe de inspetores será enviada ao Brasil no dia 27 de agosto.

No dossiê constam as metas e meios governamentais para a realização do evento, além de detalhes técnicos de 18 cidades pré-selecionadas para sediar as partidas da Copa. Dessas, a CBF quer escolher 12. A Fifa, porém, estima que o número ideal seria de oito a 10 sedes.

As cidades são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A CBF não informou mais nenhum detalhe do documento, mas foi apurado que pelo menos quatro estádios deverão ser construídos do zero.

País do futebol

"Os outros que me desculpem, mas o futebol foi criado no Brasil". Foi assim que Romário resumiu as intenções do Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014, como o legítimo representante do esporte no planeta.

Paulo Coelho foi até mais longe. O ‘mago’ chamou a competição de "a mais importante do mundo" e que ela "vai mudar o corpo e a alma do País."

Tanto o jogador como o escritor, insistiram à Fifa que o compromisso do Brasil em realizar a Copa irá superar qualquer dificuldade, e que isso, no final das contas, faz parte da estirpe do brasileiro. "É chance do Brasil crescer", concluiu Coelho.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…