14 ago 2007 - 0h27

El Paranaense está de volta

Usar as últimas campanhas do clube em competições internacionais como inspiração para a volta por cima. Esse é o sentimento que predomina em jogadores e na torcida do Atlético diante de um novo desafio continental para o Rubro-negro: a Copa Nissan Sul-Americana. O Atlético estréia na competição nesta quarta-feira, às 21h45, contra o Vasco, na Kyocera Arena. E para redescobrir a América, o clube usa como mapa a sua história recente, que mostra o vice-campeonato na Libertadores em 2005 e a campanha semifinalista na Sul-Americana do ano passado. Mais do que isso, largar bem na Copa Sul-Americana pode ser um incentivo a mais para o Furacão tentar escapar das últimas colocações no Campeonato Brasileiro.

Das 34 equipes que disputam a Copa Sul-Americana, oito são brasileiras: Atlético, Vasco, Figueirense, São Paulo, Corinthians, Botafogo, Cruzeiro e Goiás – o Furacão conquistou a vaga após ter ficado em 13º lugar no Campeonato Brasileiro de 2006. A missão atleticana será levar pela primeira vez o futebol brasileiro ao topo da competição, já que nunca um clube do Brasil foi campeão do torneio. A Copa Sul-Americana começou a ser disputada em 2002 e já teve na galeria de campeões Boca Juniors, Cienciano, San Lorenzo e Pachuca.

Pelo regulamento da Copa Sul-Americana, as equipes se enfrentam em partidas de ida e volta, com jogos eliminatórios. Se passar pelo Vasco no confronto brasileiro, o próximo adversário atleticano será o vencedor do duelo argentino entre Lanús e Estudiantes (no primeiro jogo, o Lanús venceu por 2 a 0). O campeão da Copa Sul-Americana enfrenta o tradicionalíssimo Boca Juniors (campeão da Libertadores) na Recopa Sul-Americana.

“El Huracán” na América

Uma boa participação na Copa Sul-Americana 2007 pode levar o Atlético a se firmar como uma referência no cenário internacional. As últimas boas campanhas do clube nos últimos dois anos, com uma decisão de Libertadores e uma semifinal de Copa Sul-Americana, já fizeram com que o Atlético Paranaense passasse a ser conhecido fora do Brasil. Resta agora ser respeitado e temido como uma das principais forças do futebol pentacampeão mundial lá fora.

Esta será a quinta participação do Atlético em uma competição internacional – o clube disputa sua segunda Sul-Americana e já esteve em três Libertadores. Até aqui, o “El Paranaense” já disputou 36 partidas internacionais oficiais, acumulando 19 vitórias, 7 empates e 10 derrotas. O Furacão marcou 59 gols e sofreu 52.

O desafio está lançado e começa nesta quarta-feira: fazer uma boa campanha na Sul-Americana, ganhar um ânimo novo para se recuperar no Brasileiro e mostrar para a América mais uma vez a força do Furacão. Boa sorte, Atlético, tenha certeza que nesta campanha a torcida estará sempre com você!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…